17/10/2012 - 23h21

Economia da China volta a desacelerar no terceiro trimestre

Publicidade
DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Crise EconômicaAtualizado às 23h53.
A economia da China teve um crescimento de 7,4% no terceiro trimestre deste ano, ante um incremento de 7,6% no segundo trimestre e de 8,1% no primeiro, conforme divulgou nesta quarta-feira a NBS (a agência oficial de estatísticas chinesa).
Trata-se do crescimento trimestral mais fraco desde os primeiros três meses de 2009, logo após o estopim da crise mundial, na segunda metade de 2008.
Especialistas também destacaram que foi o sétimo trimestre consecutivo em que o PIB chinês teve um crescimento mais brando, sempre na comparação com o mesmo período do ano anterior.
As projeções dos economistas oscilavam entre 7,4% e 7,6% para o período. "Ficou dentro das expectativas. A economia está mostrando sinais de estabilidade. São boas notícias", comentou Dong Tao, economista da filial chinesa do banco Credit Suisse, citado pela agência Reuters.
No acumulado deste ano, o PIB chinês teve um crescimento de 7,7%. A meta do governo para o ano de 2012 é de 7,5%, pela primeira vez abaixo de 8% em dez anos. Em 2011, conforme a última revisão do NBS, o gigante asiático teve um crescimento de 9,6%.
RELATIVAMENTE BOM
De acordo com a imprensa local, o primeiro-ministro Wen Jiabao avaliou o resultado do PIB neste trimestre como relativamente bom, ressaltando que o governo estava confiante em atingir a meta de crescimento para o ano.
Mas alguns especialistas na economia chinesa não estavam tão otimistas assim, esperando um desempenho também "fraco" para o último trimestre.
Alguns analistas mencionam que o consumo de eletricidade aumentou num ritmo equivalente à metade do observado nos últimos cinco anos.
O consumo energético é um dos vários indicadores usados por economistas para verificar o grau de aquecimento de uma economia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog