Crônica


O melhor alpinista

Edição 529 - Publicado em 19/Setembro/2012 - Página 66

A vida nos reserva inúmeras surpresas. O importante é saber como encarar, suportar e vencer as adversidades que surgem no decorrer da nossa existência. Vida é batalha constante, é luta.
Certa ocasião, li uma orientação do presidente Ikeda na qual ele dizia que a missão de uma pessoa não é nada especial ou fora de comum. Significa vencer a adversidade que está à sua frente naquele exato instante.
Ele citou como exemplo um alpinista. Por melhor que ele seja, só será um vencedor se transpuser a montanha diante de si. Assim que decidir escalá-la, quanto maior a altura, maiores serão as dificuldades, pois o ar se torna rarefeito e dificulta a respiração.
Porém, quando chegar ao topo, pode ser que veja uma extraordinária paisagem que jamais imaginou que pudesse existir. Ficará maravilhado com sua conquista. Então, de lá, perceberá outra montanha, maior e mais íngreme, com mais desafios, e ela será sua próxima meta. Ele vai escalá-la também.
Agora, terá mais experiência e saberá enfrentar com habilidade as dificuldades da nova empreitada. E quando conquistar o topo novamente, avistará no horizonte uma terceira, quarta e quinta montanhas.
Nossa vida se assemelha a isso. Para descobrir a verdadeira missão, devemos vencer a dificuldade que se encontra diante de nós. Por menor ou mais simples que ela possa parecer, é exatamente essa vitória que nos dará condições de vencer a próxima e as demais.
Assim, como no caso do alpinista, nosso objetivo não é contar quantas montanhas escalamos, mas nos tornarmos o melhor alpinista, pois, dessa forma, conseguiremos escalar todas as montanhas, tanto as que planejamos como as que surgirão em nosso caminho, sem tê-las escolhido.
Vamos vencer em todos os momentos, em todas as batalhas. Tornemo-nos os melhores alpinistas do mundo!
Ricardo Shin-iti Miyamoto
Da Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog