Caderno BVD


Explanação

Edição 2149 - Publicado em 29/Setembro/2012 - Página D3

1. O desejo de combater a doença


“Demônios!”, brada Nitiren Daishonin. Essa é uma firme repreensão com raiva, às funções da maldade que estavam empenhadas em tirar a vida de seu jovem discípulo.
Imagine o desespero e a indignação de um pai que presencia a doença de um filho. O desejo de erradicar a doença do filho com todas as suas forças é o sentimento que Daishonin demonstra nesta carta.
Como devoto do Sutra de Lótus, ele orienta rigorosa e amavelmente seu jovem discípulo que continuará a missão de propagar a Lei Mística.
Ele insiste que Nanjo Tokimitsu lute e triunfe sobre a maldade para comprovar o aspecto de “iluminação”.

2. Por que Nitiren adverte desta forma?


Trata-se de uma refutação de Daishonin como devoto do Sutra de Lótus, na qual ele pretende denunciar o errôneo e esclarecer a verdade. Em outras palavras, é o Chakubuku. Ele diz que provocar sofrimento a Nanjo Tokimitsu, um discípulo do devoto do Sutra de Lótus, é se tornar inimigo de todos os budas das dez direções e das três existências.
Ele adverte os demônios, ordenando-os a combater a própria condição de vida de sofrimentos e manifestar proteção a este praticante do Sutra de Lótus. Caso contrário, diz ele, “terão a cabeça partida em sete pedaços e, após falecerem, cairão no grande inferno de incessantes sofrimentos” (cf. END, v. I, p. 426).
Sem dúvida, ele quis mostrar a Nanjo Tokimitsu sua destemida convicção como devoto do Sutra de Lótus.

3. O que essa advertência ensina?


Por existirem essas funções da maldade, devemos fortalecer cada vez mais as orações do devoto do Sutra de Lótus, que é uma oração focada no Kossen-rufu.
Isso é repreender a maldade da doença e estabelecer um avanço com a determinação de transformar todas as funções da maldade em aliados da missão do nosso curso de vida.
É importante recitarmos o Daimoku de rugido do leão.
Daishonin escreve: “O Nam-myoho-rengue-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo? Está escrito no sutra que os que abraçam o Daimoku do Sutra de Lótus serão protegidos pela Kishimojin3 e suas dez filhas”4 (END, v. I, p. 275).

4. O presidente Toda esclarece
POR QUE SOFREMOS


O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, incentivou: “Exteriormente, às vezes, podemos nos parecer com um ‘Bodhisattva Pobreza’ ou um ‘Bodhisattva Doen­ça’, mas é apenas um papel que estamos encenando no drama da vida. Na realidade, o verdadeiro lugar dessa vida é no interior de nosso aspecto autêntico como Bodhisattvas da Terra! Como a vida é um grande drama, devemos desfrutar completamente do papel que assumimos e comprovarmos a grandiosidade da Lei Mística”.

5. Qual é a prova do Sutra de Lótus?


O presidente Ikeda explica que o importante é vencer e comprovar os benefícios do budismo na vida.
“O que é a verdadeira saúde? Não é simplesmente a ausência de doença. Saúde é confrontar a doença com alegria a ponto de inspirar as outras pessoas a terem esperança. Aqueles que transformam o carma da doença em missão e manifestam uma poderosa vitalidade já triunfaram sobre o demônio da doença. A verdadeira saúde do corpo e da mente é encontrada em meio à vigorosa luta, baseada numa corajosa prática da fé de um rei leão. Este é o ensinamento do Budismo Nitiren”.

6. Partindo para a ação


- Seja qual for a maldade da doença, a vitória absoluta é confrontá-la com uma prática da fé que desperta no coração a poderosa coragem de um rei leão.
- Utilize a doença como oportunidade para varrer da vida o mau carma e incentivar as demais pessoas a vencer.
- Sua postura diante dos obstáculos da vida é que faz toda a diferença, enfrente os demônios da maldade como o Buda Nitiren e vença infalivelmente.

7. Conclusão do mestre


“O ardente rugido do leão de Daishonin sensibilizou o jovem discípulo e o fez aprofundar sua resoluta convicção de jamais ser derrotado pelas funções negativas que o atacara. E, de fato, Nanjo Tokimitsu superou a doença e viveu por mais cinquenta anos.
Quando o discípulo se esforça com o mesmo espírito do mestre, não há qualquer obstáculo ou função demoníaca que não sejam superados, e não há doença que não seja positivamente transformada de acordo com o princípio da “transformação do veneno em remédio”. A partir de agora, com base neste escrito, vença as adversidades sendo um verdadeiro leão e demonstre para as outras pessoas o poder da prática da fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog