PÉROLAS DE ALGUNS PENSADORES DO OCIDENTE

         " Qualquer certeza que não se submeta a uma demonstração matemática não passa de uma simples probabilidade.A certeza histórica se enquadra nesse gênero."(VOLTAIRE; In: Dicionário filosófico)

          "Denominamos de bela literatura aquela que se atém aos objetos possuidores de beleza : a poesia, a eloquência, a história bem escrita."(IDEM)

          "E aquele outro impertinente, por ter comprado um cargo, presume haver comprado o direito de julgar e condenar o que não entede! A divisa de Montaige era: Que sei eu? A tua é: que não sei eu?"(Idem).

          "... Ele rouba porque é pobre, mas você sabe muito bem que nem todos os pobres roubam. Assim, para que ele roube é preciso que haja nele algo que não ande muito bem. Este algo é seu caráter, seu psiquismo, sua educação, seu inconsciente, seu desejo. Assim o deliquente é submetido a uma tecnologia penal, a da prisão e uma tecnologia médica, que se não é a do asilo, é ao menos o da assistência pelas pessoas responsáveis." (Foucault, in:Microfísica do Poder).

          "... oque se deve levar em consideração no intelectual não é, portanto, 'o portador de valores universais'; ele é alguém que ocupa uma posição específica, mas cuja especificidade está ligad´`as funções gerais do dispositivos de verdade em nossas sociedades. Em outra palavras, o intelectual tem uma tripla especificidade:  a especificida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog