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Itinen Sanzen

Edição 530 - Publicado em 13/Outubro/2012 - Página 44

Três Mil Mundos num Único Momento da Vida

Qual é o significado de Itinen e de Sanzen?

Itinen


Geralmente traduzido como “um único momento da vida” ou “uma existência momentânea da vida”, quer dizer “uma única mente”.

Sanzen


Ou, literalmente, “três mil”, é indicativo de “três mil mundos” ou “três mil domínios”.

Itinen Sanzen


Itinen sanzen é um princípio filosófico que esclarece a vida como uma entidade que contém três mil mundos ou domínios em um único momento.

Visão de Tient’ai


Esse princípio foi estabelecido por Tient’ai, da China, em sua obra Maka Shikan (Grande Concentração e Discernimento), tendo como base a “essência real de todos os fenômenos” contida no capítulo “Meios” (Hoben) do Sutra de Lótus.

Por que três mil?


O número “três mil” é resultado do seguinte cálculo: 10 (Dez Mundos, ou Dez Estados de Vida) x 10 (Dez Mundos) x 10 (Dez Fatores) x 3 (Três Domínios da Existência, ou Três Princípios da Individualização).

Possessão Mútua


A qualquer momento, a vida manifesta os Dez Mundos, e cada um deles possui o potencial para todos os outros estados, formando a Possessão Mútua dos Dez Mundos, ou seja, 100 (10 x 10) mundos.

Dez Fatores


Cada um dos cem mundos possui os Dez Fatores, o que leva a um total de mil fatores potenciais que podem operar num dos Três Domínios da Existência, totalizando três mil mundos ou domínios.

Gosho


Nitiren Daishonin escreveu: “No 5o volume do Maka Shikan consta: ‘Uma única entidade de vida está dotada com os Dez Mundos. Cada um dos Dez Mundos está, ao mesmo tempo, dotado com todos os outros, de modo que uma entidade de vida, na realidade, contém uma centena de mundos. Cada um desses mundos, por sua vez, contém trinta domínios, que significa que, numa centena de mundos, há três mil mundos. Os três mil domínios da existência estão todos contidos numa única entidade de vida. Se não há vida, não há domínios, mas, se há vida, ela contém todos os três mil domínios. Ninguém pode compreender a vida sozinha. O ensinamento último de Tient’ai é para revelar a vida’” (BS, ed. 1.725, 29 nov. 2003, p. A5).

Incorporação do Itinen Sanzen


O Buda Nitiren Daishonin incorporou o princípio de Itinen Sanzen (Três Mil Mundos num Único Momento da Vida) na forma de Gohonzon e estabeleceu sua prática como a invocação do Nam-myoho-rengue-kyo, possibilitando a todas as pessoas atingirem a iluminação.

Itinen Sanzen real


Portanto, da perspectiva do Budismo Nitiren, a doutrina de Itinen Sanzen de Tient’ai é o princípio da inscrição do Gohonzon. Por essa razão, o Gohonzon é chamado “Itinen Sanzen real”, e o Itinen Sanzen como estabelecido no Budismo de Tient’ai é conhecido como “Itinen Sanzen teórico”. O Gohonzon é a entidade do Itinen Sanzen real, ou os “Três Mil Mundos num Único Momento da Vida”.

E a prática budista?


Nosso estado de vida afeta nossa percepção do mundo e nossa ação em relação a ele. A prática do Gongyo e do Daimoku nos possibilita elevar esse estado e perceber a essência real dos fatos com sabedoria e coragem para agir diante das situações. Elevando nosso estado de vida, podemos sair do ciclo de sofrimento e de causas negativas e transformar nosso ambiente. Porém, como seres humanos, temos altos e baixos, motivo pelo qual devemos nos exercitar constantemente.

Forte e inabalável


Todos nós somos Bodhisattvas da Terra que nascemos com a missão de propagar o Budismo. Quando nos conscientizamos disso e direcionamos nosso Itinen, isto é, nossa “mente única” em prol do grandioso ideal do Kossen-rufu, criamos uma condição de vida forte e inabalável.

Conclusão


O presidente Ikeda afirma: “O Grande Mestre Miao-lo, da China, disse: ‘O corpo e a mente da pessoa permeiam todos os fenômenos num único momento’. Nossa vida está fundamentalmente em união com a própria vida do universo. Todos os tesouros do universo existem em cada pessoa; e cada pessoa é uma entidade infinitamente digna de respeito. Portanto, com nossa fé, transformamos a nós próprios e também nossa família, e mudamos ainda a comunidade em que vivemos, o país e o mundo inteiro, direcionando-os para a esperança, a paz e a felicidade. Essa é a prática do supremo princípio budista dos Três Mil Mundos num Único Momento da Vida. É uma batalha para elevar a vida de toda a humanidade” (BS, ed. 1.605, 26 maio 2001, p. A3).

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