Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes


A grandeza do coração humano

Edição 2152 - Publicado em 20/Outubro/2012 - Página A4

Como ser inabalável nos momentos difíceis

“Ao recitar e propagar o Nam-myoho-rengue-kyo, as funções do mal agem como as margens de um rio. As margens são obstáculos sim, mas elas são necessárias para manter o rio em seu curso correndo firmemente para a frente. Sem as margens, o rio transbordaria.”
No sábado, dia 13 de outubro, conversamos com MARIA GILZA DE ARAÚJO, Bloco Cidade de Abril 3, CCSP. Ela acabara de receber o Gohonzon e perguntou:
“Sou jornalista, professora, e agora, membro da BSGI. Gostaria de saber, todo carma é negativo?”
MARIA GILZA, BEM-VINDA À BSGI! E PARABÉNS POR TER RECEBIDO O GOHONZON NESTE FIM DE SEMANA.
RESUMINDO > O Budismo Nitiren encara o carma de forma completamente esperançosa. Não importa a profundidade do seu carma, ele não impede sua felicidade e será iluminado por meio da assídua prática do budismo.

A postura diante do carma


A batalha da transformação cármica acontece no coração. Vencer o carma é vencer a escuridão fundamental [o mal, conforme explicado na edição anterior]. Por isso, a prática budista é realizada com postura ativa contra a negatividade da vida. Um budista tem força para vencer a sensação de vertigem e impotência diante das coisas que não mudam. As dificuldades passam a ser experimentadas com otimismo e alegria e a realidade muda drasticamente. Ao fazer do presidente Ikeda o seu mestre da fé, seu carma passa a ser motivo de felicidade e nada mais abala seu entusiasmo.

A postura diante do carma


O presidente Ikeda, num diálogo com líderes de comunidade, orienta com vigor que “a prática da fé é você, sempre que acontecer algo, enfrentar a situação com alegria, braveza e disposição. Você dirá: ‘Que ótima oportunidade chegou!’ Esta energia da prática da fé transforma o grande mal em grande bem. Quando surgir um obstáculo, lute bailando com coragem e transbordando de alegria: ‘Pois bem, você enfim surgiu!’ Isso é o Sutra de Lótus. Essa é a energia vital dos Bodhisattvas da Terra” (Daibyakurengue, ed. 752, ago. 2012, p. 22).

O maior dos mistérios


Como enfrentar as dificuldades sem se corromper, sem apelar, sem praguejar e sem lamentar? Como manter o coração intacto diante dos ventos, vencer a tudo e ainda fazer da sua vitória motivo de inspiração para os outros? O presidente Ikeda afirma que o maior mistério de todos é ser inabalável nos momentos difíceis.

O mistério do estado de vida de Daishonin


No diálogo Sabedoria do Sutra de Lótus, esse tema é discutido e os debatedores relatam o momento em que o Buda Nitiren Daishonin está para ser executado. Mesmo nessa hora, ele não se abala. Saito: Quando o executor, com a espada desembainhada, preparava-se para cumprir a execução, Shijo Kingo começou a chorar incontidamente. Mas Daishonin, até o último instante, manteve completamente a dignidade e a compostura.
Presidente Ikeda: Sua declaração “Poderia haver alegria maior do que esta?” revela perfeitamente sua atitude. Como é possível desenvolver um estado de vida tão elevado? Como pode um ser humano chegar a essa grandiosidade? Não há mistério maior do que esse.

A força contra a fraqueza


No parágrafo seguinte, o mestre esclarece esse mistério com convicção total: “Tenho certeza de que isso [o coração inabalável de Nitiren] se deve à força de um juramento. Quando dedicamos nossa vida por completo ao cumprimento de uma promessa e à concretização de ideais nobres, nosso coração se expande ilimitadamente. O budismo fala de um juramento original, vital. Cumprir esse juramento faz dissipar a escuridão. Quem vive por um juramento tem o coração que se preocupa com a própria felicidade e com a dos demais, e também com o grande juramento do Kossen-rufu. Nada, absolutamente nada [nem mesmo o carma] destrói o espírito de uma pessoa que despertou para esse juramento original. [...] Mesmo que só enfrente circunstâncias extremas, tal pessoa jamais sente medo. Ao contrário, os que sentem essa inquietude angustiante são os que rodeiam essa pessoa destemida. Isso pode ser visto como uma prova de que, ao ter dominado o medo maior, que é o medo da morte, Daishonin venceu a escuridão e manifestou a natureza da Lei”

Estado de vida sereno e vasto


Os três presidentes da Soka Gakkai também demonstraram tal condição de vida. O presidente Ikeda relata sobre seu mestre, Jossei Toda: “Seu aspecto era realmente muito calmo e sereno, mesmo estando numa difícil situação onde não se conseguia ver o dia de amanhã” (Daibyakurengue, ed. 752, ago. 2012, p. 14).

A luta contra o mal


Faça do seu coração uma fortaleza na qual não entram o pessimismo nem o desânimo. O treinamento que garante isso é agir firmemente pela felicidade das pessoas [Chakubuku] e recitar o Nam-myoho-rengue-kyo inspirado no mestre do Kossen-rufu. Tendo um coração igual ao coração do Buda, sua mente estará sempre calma, serena e transbordante de benevolência. Mesmo os que te espezinham não terão mais poder de abalar sua nobreza. Você passa a ter a mesma postura, ou seja, o mesmo carma de um buda. E, lembre-se, os Budas sempre vencem!

REAJA!


Quando aparecem as manifestações cármicas, reaja! Faça do Gohonzon o porto seguro do seu coração e ore Nam-myoho-rengue-kyo com convicção. Ore totalmente confiante da vitória. Determine que sua vitória é a prova real do budismo e que, por meio dela, as pessoas ao seu redor também vencerão.

O rio caudaloso da felicidade


Faça os problemas serem lenha que queima e torna seu coração confiante e caloroso. Ao recitar e propagar Nam-myoho-rengue-kyo, sua determinação [itinen] fica igual à do Buda e as funções do mal agem como as margens de um rio. As margens são obstáculos sim, mas elas são necessárias para manter o rio em seu curso correndo firmemente para a frente. Sem as margens, o rio transbordaria.

Oceano da felicidade.


As “margens” do seu carma podem até ser espessas e altas. Mas, pratique firmemente o budismo e transforme sua vida num grandioso Rio Amazonas da esperança e da coragem que jamais conhece a interrupção e deságua imponente no oceano da felicidade.

Conclusão: o fluxo da vitória


“Faça igual um RIO, use cada obstáculo para seu benefício enquanto continua a ‘BATALHA ILIMITADA’ contra a maldade. Empenhe-se para aumentar ainda mais o volume das águas no ‘RIO DO BEM’ e fazer com que sua correnteza percorra o mundo todo.”
Fonte: As citações foram extraídas de: BS, ed. 1.428, 6 set. 1997, p. 3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog