xtranet >> Impressos >> Brasil Seikyo >> Ed. 2150

Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes


Saia de cima do muro

Edição 2150 - Publicado em 06/Outubro/2012 - Página A4
Nos momentos cruciais, opte pela fé no Sutra de Lótus e tenha confiança absoluta no Gohonzon e a lealdade ao mestre

Novo impulso. Visando cada vez mais dar apoio aos novos membros da BSGI, incrementamos esta página e, nesta semana, conversamos com a Sra. MARIA DE FÁTIMA, Bloco Jurupari, CCSP. Ela recebeu o Gohonzon dia 20 de maio e vem lutando para superar vários desafios familiares. Ela pergunta:
“Ouvi bastante sobre ser monarca do mundo. Qual a relação desse termo com o budismo?”
RESPONDENDO A PERGUNTA DA FÁTIMA, Ser Monarca do Mundo é tornar-se um campeão humano. Um campeão da esperança e da coragem. É tornar-se uma pessoa grandiosa, cheia de ânimo, capaz de enfrentar e vencer a negatividade da vida. E fazer todos ao seu redor usufruírem dessa felicidade e liberdade de espírito. Ser Monarca do Mundo é criar um reino de alegria, justiça e vitória no seu coração e à sua volta.

Como ser monarca do mundo?


Seres humanos precisam de seres humanos. É assim desde sempre: lemos livros, aprendemos com os familiares, professores, amigos, televisão. Pessoas tornam-se humanas porque aprendem e seguem o exemplo de outras. No budismo, também é fundamental ter um modelo correto de praticante.

Mestre, um modelo de conduta


Na SGI, nosso modelo de praticante é o presidente Ikeda, o mestre do Kossen-rufu mundial.

“A mesma mente de Nitiren”


O budismo funciona plenamente quando praticado em exato acordo com o que ensina o Buda Nitiren Daishonin: “tenha a mesma mente de Nitiren”. E o que ele ensina? Ensina o comportamento exato (pensamentos, palavras e ações) que devem ser empregados ao praticar. E quem age exatamente dessa forma nos dias atuais é o presidente Ikeda. “Empenhar o corpo e o espírito ilimitadamente em prol do Kossen-rufu” é inspirar-se no mestre e agir como ele. Quem age igual ao mestre, tem os mesmos resultados que ele: a vitória completa em todas as situações.

Com a SGI, sempre!


O presidente Ikeda orientou certa vez que “há casos em que, mesmo que se recite Daimoku e faça Chakubuku, acabará tornando-se infeliz se não seguir a pessoa certa”. Uma líder da Divisão Feminina perguntou a ele: “Como devo entender concretamente esta orientação?” Eis a resposta: — Isto significa que devemos seguir a Soka Gakkai. Nosso ponto primordial é o Gohonzon. Pode parecer que é uma forma bastante atrevida de falar, mas em se tratando da Soka Gakkai, eu sou o responsável máximo. Mesmo em se tratando da ‘Lei’, a orientação sobre a prática da fé é feita por ‘pessoas’, e compreendida também por ‘pessoas’. Fazer corretamente isso é a minha responsabilidade como presidente. Assim sendo, o significado da orientação acima é ‘siga a Soka Gakkai’. A essência é nosso itai doshin com base no Gohonzon.

Na rota da felicidade


A chave para ser Monarca do Mundo é incorporar em seus pensamentos, palavras e ações o estado de vida do mestre do budismo. O mestre é o exemplo humano correto para que nossa prática também funcione. Viver fora dessa rota é o mesmo que andar na contramão da felicidade.

Como o mestre age?


Ele age corretamente em todas as situações. E o estado de vida vitorioso dele está totalmente revelado no que ele escreve. O romance Nova Revolução Humana, por exemplo, é um guia humano completo sobre como pensar, reagir, comportar-se e vencer.

Unicidade é esforço


O esforço do mestre é registrar com precisão seu estado de vida em forma de texto. O esforço do discípulo é ardentemente buscar esse estado de vida por meio da leitura do que o mestre escreve. Ler com tanta paixão, seriedade e concentração a ponto de dizer: “É isso! É assim que o mestre resolve essa situação. É assim que ele age, pensa e fala. Que grandiosidade! Farei exatamente como está escrito!”

Solucione os problemas na raiz


Ao viver exatamente como o mestre ensina, suas atitudes criam valor e proporcionam alegria a você e aos seus. Tudo que faz gera mais felicidade. Os problemas são resolvidos na raiz e a vida avança.

Saia de cima do muro


Diante de qualquer situação, não fique em cima do muro. Fique do lado da Lei Mística; tenha o Nam-myoho-rengue-kyo como centro da sua vida. Ficar em cima do muro é a dúvida. E dúvida é fatal: “É absolutamente necessário ter forte confiança e grande convicção para que se lute em prol do Kossen-rufu. Tenha total confiança no Gohonzon e no Gosho.”

Problemas, resolva-os


Um discípulo do presidente Ikeda é um “resolvedor de problemas”. Ele não tem dúvidas, não fica em cima do muro: sempre escolhe o Gohonzon como ponto primordial das suas ações. Ao agir para resolver algo, mostra uma postura honesta, corajosa, imparcial, humana e limpa que todos, até os que estão contra ficam impressionados.

Três, cinco vezes mais Daimoku


O presidente Ikeda orientou uma responsável de comunidade que dizia: “Às vezes, mesmo sem querer eu acabo criticando os companheiros”. Ele respondeu claramente: — Uma pessoa que está avançando na prática não fica fazendo críticas, é alguém que se preocupa sinceramente com os outros. Ficar fazendo críticas – falando mal dos outros – é a prova de que a prática da fé está estagnada. É a prova de que perdeu o foco da luta. É a prova de que não está progredindo. Recite firmemente o Nam-myoho-rengue-kyo e transforme esta natureza fraca e má, elevando a sua condição de vida. Se fizer assim, todos mudarão, as crianças, seu marido e as pessoas da comunidade. Seu semblante também mudará – ficará bem mais jovial e o olhar ficará mais bonito: esta é a prova. Se, em vez disso alguém fica dizendo: ‘Fulano é assim, Beltrano é assim’, torna-se um mal. Para não ser assim, que tal determinar, a partir de hoje, recitar três, cinco vezes mais Daimoku que as outras pessoas e fazer nascer um novo eu?

Conclusão: A fonte da vitória


Escolher o caminho correto de vida é agir inspirado pelo mestre. “Toda Sensei está em meu coração, brilhando com todo o esplendor. É um sol eterno. Com o compromisso de atender ao seu chamado, hoje também hei de me empenhar em unicidade com meu mestre! Eu cumprirei cada juramento que fiz a ele. [...] Devemos vencer sem falta. Esse é o caminho da unicidade de mestre e discípulo, a essência eterna do Budismo Nitiren.”
Semana que vem, abordaremos a visão budista sobre o BEM e o MAL. Sugestões, bs@bsportal.com.br
Fonte: As citações foram extraídas das seguintes fontes: Daibyakurengue, jul. 2012, p. 16; e BS, ed. 1.428, 6 set.1997, p. 3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog