Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes


Coloque um fim à instabilidade emocional

Edição 2157 - Publicado em 24/Novembro/2012 - Página A4

Receber e propagar o Gohonzon, o “diamante da felicidade”, faz sua felicidade ser completa, absoluta e contínua

Parte 1.
CHEGA DE INSTABILIDADE!

JURAMENTO SEIGAN. Em torno do coordenador da DMJ, membros da BSGI da RM Oeste do PR concretizam 12 Chakubuku no último domingo; em 2012, já concretizaram 104

Resumindo


Altos e baixos. Segurança e autoconfiança nuns momentos. Insegurança e instabilidade noutros. Isso não é felicidade absoluta (imutável, indestrutível, contínua), mas se enquadra na felicidade relativa. O budismo propõe a felicidade absoluta como forma de vida e afirma categoricamente que a prática do Chakubuku é a força vital da estabilidade emocional.

A Jucélia recebeu o Gohonzon.


“A Jucélia teve derrame e está na cadeira de rodas. Perguntei se ela quer receber o Gohonzon. Os olhinhos dela brilharam: ‘Sim, claro que quero! E quero receber o Gohonzon andando!’ No dia da concessão a cadeira dela não coube no carro, mas ela foi assim mesmo. Teve de subir ao palco (dia 18/11) segurada por duas pessoas e recebeu o Gohonzon andando! Juntou forças e ergueu o Gohonzon como seu troféu da esperança e da felicidade.”

A Sra. Marli recebeu o Gohonzon.


“A Sra. Marli está com câncer e fazendo quimioterapia. Não dá tempo de dizer ‘não’. É sim! Vai receber o Gohonzon. Sim, vai ser feliz! BS, assinado também!”

Emoção.


Imagine como estava o coração de quem vivenciou as histórias acima?! De uma delas ouvimos: “Voltei agora da consagração do Gohonzon. Sinto no corpo uma energia enorme, pura, intensa e sólida. Fiz uma pessoa feliz! Estou viva! Quero fazer mais!” Do outro ouvimos: “Tudo que aconteceu neste fim de semana começou no meu coração. Eu posso! Eu consigo mudar a realidade e conduzir pessoas à felicidade. Sinto-me poderoso, convicto!”.

VAMOS REFLETIR


Liste as coisas que mais gosta de fazer. Pense nas melhores reuniões que ja participou. Relembre coisas que já construiu. Nada, absolutamente nada disso chega perto da alegria de concretizar o Chakubuku. Chakubuku é a plena realização humana, a ação fundamental que gera imediatamente a maior das alegrias. Realizar continuamente o Chakubuku como o presidente Ikeda ensina é a fórmula da felicidade absoluta. Não há outra maneira.

O COMBUSTÍVEL


A recitação do Nam-myoho-rengue-kyo diante do Gohonzon é o combustível para você ter sucesso no Chakubuku. O “Daimoku de luta” ou o “Daimoku do juramento Seigan” são a forma correta de orar: “Desejo a felicidade absoluta, o estado de Buda, e vou orar com total coragem e vou sentir tanta, mas tanta alegria que compartilharei essa força vital, pessoa por pessoa à minha volta.”

ESTADO DE BUDA


O presidente Ikeda afirma que “em termos modernos, estado de Buda é a felicidade absoluta, ou seja, é você adquirir um estado de felicidade que não pode nunca ser destruído nem derrotado”.

PRÁTICA DIÁRIA


Os relatos anteriores deixam nítido que é uma condição de vida elevada, valorosa. Como viver assim todos os dias? Simplesmente repetindo a fórmula do Chakubuku todos os dias.

ESTÁ DECIDIDO


Jossei Toda, ao perceber que felicidade é o estado de Buda e buda é a vida, bradou: “Está decidido meu futuro! Até o último momento me dedicarei de corpo e alma ao Chakubuku”. Ele jurou e fez. Nos seus últimos sete anos de vida, concretizou mais de 750 mil Chakubuku, feito inédito na história do budismo. Seu discípulo direto, Daisaku Ikeda, diz que Jossei Toda era o “Monarca Humano da Convicção”; a decisão dele era propagar o Gohonzon até não restar mais ninguém.

CONCRETA E CONTÍNUA


O jovem Daisaku Ikeda conviveu pessoalmente por dez anos e ficava impressionado pelo estado mental sereno e contínuo de Toda, mesmo enfrentando terríveis situações que qualquer outro teria enlouquecido. Quem jura viver pelo Chakubuku e converte o juramento em ações concretas e contínuas também adquire felicidade concreta e contínua.

DEZ MILHÕES DE CHAKUBUKU

Daisaku Ikeda aprendeu com Toda e herdou por completo seu espírito. Depois da morte de seu mestre, em 1958, o jovem Daisaku liderou o movimento e concretizou em sete anos outros 4,5 milhões de Chakubuku. E depois, nos sete anos seguintes, foram mais 5,5 milhões de famílias até a SGI atingir 10 milhões de Chakubuku concretizados.

ERA ESSENCIAL, 2012 e 2013


Vivemos a Era Essencial com o mestre. E o que se faz numa época assim, tão rara? Se faz o essencial, o fundamental, o primordial, o original, ou seja, é a era de fazer Chakubuku junto com o mestre. Ao fazer Chakubuku com o mestre em vida, você herda por completo o espírito dele, eternamente.

MESTRE


Discípulo do melhor padeiro faz pães com maestria. Discípulo de um pintor de rara habilidade faz arte com genialidade. Portanto, discípulo de Daisaku Ikeda, o mestre mundial do Chakubuku, faz Chakubuku com genialidade, maestria e destemor.

EXERCÍCIO DIÁRIO


Praticar o budismo é exercitar diariamente a técnica de fazer Chakubuku. Ao desejar ser tão hábil como o mestre, você sai a campo e luta. Vence onde está! Vence no Daimoku, torna-se campeão da busca ao mestre e ao mesmo tempo, une-se aos companheiros e visita os convidados para fazer Chakubuku. Enfrenta a realidade diária da sua vida pessoal, mas nunca desiste; continua a luta pelo Kossen-rufu. Faz o Chakubuku familiar. Faz o Chakubuku no bloco. E conduz todos à vitória esbanjando alegria.

GOHONZON, O DIAMANTE
QUE TODOS MERECEM.


Relacionando este texto com o anterior (BS 2.156), ouvimos de um companheiro: “Receber o Gohonzon é receber o diamante da felicidade. É o maior tesouro! Sinto que quando recebemos o Gohonzon trazemos nele outros milhares de diamantes enormes e reluzentes. Você usa o seu e tem uma vida de sucesso em abundância. Mas também tem a responsabilidade de entregar a cada pessoa o diamante que lhe é de direito. É por sentir isso que faço Chakubuku!”

BRILHO CONTÍNUO


Ao receber o seu Gohonzon e viver pelo juramento de propagar esse “diamante da felicidade” às pessoas, você faz sua vida ser um diamante de brilho lindíssimo. A cada Chakubuku, seu brilho é perpetuado e aumentado. Passa, então, a ter uma felicidade completa, absoluta e contínua. > Não há vida mais estável, rica, feliz e vitoriosa!

Conclusão:


O benefício do budismo é a felicidade completa e constante “As pessoas que abraçam e propagam o Gohonzon acumulam boa sorte tão alta quanto o Monte Calmo e Brilhante. O Calmo, do ‘Calmo e Brilhante’, é por ele se erguer solenemente sobre o solo com um aspecto sereno e inabalável. Brilhante é por este ser muito mais alto que as outras montanhas que o cercam. Se eleva e recebe mais luz; e brilha. Calmo e tranquilo indica o grande benefício da prática da fé. São os benefícios do Gohonzon.”
Revista Daibyakurengue, maio de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog