Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes


New Power - a força vital para vencer em 2013

Edição 2155 - Publicado em 10/Novembro/2012 - Página A4

Tema de novembro: Crie valores humanos! 

 

 


Na foto, presidente Ikeda incentiva seus discípulos com sua força vital máxima


Na segunda-feira (5/11), participamos da reunião semanal do Bloco Leôncio de Carvalho, CCSP. Todos brilhavam de alegria e os vários convidados saborearam uma matéria sobre felicidade. A discussão ficou “quente” quando se abordou a energia vital. Eles perguntam: “Qual o impacto da energia vital no cotidiano e o que seria a ‘nova força’ citada pelo presidente Ikeda?”
RESUMINDO > Ter ou não energia vital é a diferença entre ser feliz ou infeliz. O presidente Ikeda vem citando o new power para expressar que a fonte da energita vital está na prática budista correta com vigor juvenil.

Origem do termo


New power é traduzido como nova força e se refere aos jovens membros da Soka Gakkai na faixa etária dos 20 anos. A expressão ganhou jornais do mundo porque o presidente Ikeda expandiu seu significado relacionando seu significado ao tema da SGI de 2013 - “Ano da Vitória da SGI Jovem.”

Estado de Buda.


“Nova força” é a energia vital do estado de Buda manifestada por quem atua seriamente pelo Kossen-rufu com o mestre nesta “era essencial” - de 2012 até 18 de novembro de 2013.

2012 e 2013, a era essencial


Vivemos a época mais importante da SGI na qual o mestre está dando os retoques finais na maior obra humana já realizada - a base sólida do Kossen-rufu para os próximos milhares de anos. É algo muito sério e exige força vital máxima do presidente Ikeda: “Ao visualizar a grandiosa escalada que se estende ao longo do futuro, afirmo que vivemos hoje o momento mais importante e primordial dessa caminhada” (mensagem na p. A3).

Venham, VAMOS LUTAR


Benevolentemente, ele clama aos seus discípulos que também mergulhem de corpo e alma nesta batalha. E orienta que é a hora criar uma “nova Soka Gakkai” para que um novo e revitalizado Kossen-rufu seja perpetuado pelo infinito futuro. É a chance de ouro dos discípulos!

Revitalização


A “nova força” é um “novo eu”, completamente revitalizado e livre do medo e das amarras cármicas. É uma energia jovem que emerge da sua vida e revitaliza, renova, anima e impulsiona para novos desafios.

Felicidade e energia vital


Vida é vitalidade. Vida é energia. Sem força vital não se vai longe. A energia original da vida é a força que entusiasma, que te arranca da cama e enche o coração de vontade de lutar. Quanto mais energia vital, mais a pessoa é feliz.

Um exemplo


Temos acesso a essa força quando dormimos. Nesse ato, extraímos do universo a força que faz o organismo se regenerar, a mente se organizar e o ânimo retornar.

Gohonzon


O Gohonzon representa a Lei Mística, a lei-fonte da energia da vida. A fé no Gohonzon, aliada à forte oração e ao Chakubuku, renova a vida, faz nossa mente e nosso corpo acessarem a infinita fonte de vitalidade do universo. Não há promessas de felicidade além-morte; o budismo ensina a extrair a vitória em meio às tormentas dos problemas, aqui e agora. Postura revitalizante
A força vital da felicidade está no Gohonzon e na prática da fé com o mestre. Se não há dúvidas sobre isso, então não ceda! Não caia! Reaja! Renove-se agora por meio da fé convicta e sincera.

Estado de Buda e vitalidade


Esse enorme poder de realização é chamado estado de Buda: “Toda Sensei definiu estado de Buda como ‘felicidade absoluta’ e ‘poderosa energia vital’” (BS, ed. 1.559, 10 jun. 2000, p. 3). Portanto, a “nova força” é a alegria. É a certeza da vitória. É força espiritual que jorra benefícios, boa sorte e felicidade em você e à sua volta.

Você tem o controle!


O mestre ensina: “Quando nos aprofundamos na fé, [...] temos o benefício da vitalidade que floresce abundante. Nossa vida se revoluciona. Nós nos tornamos mais fortes e vigorosos. Em vez de sermos controlados e jogados de lá para cá pelas dificuldades, passamos a ter uma força capaz de encarar o sofrimento de frente e vencê-lo com tranquilidade” (Ibidem).

Vencendo o carma


Para enfrentar a força cármica e vencer, é preciso muita energia. Ao construir um prédio, por exemplo, você necessita de recursos financeiros e materiais: milhares de tijolos, cimento etc. Se seu carma é do tamanho de um prédio, não adianta enfrentá-lo com pouca energia. Você fará esforços repetitivos e patinará diante da pressão cármica, caindo num redemoinho de lamentação por mais que tenha boas intenções.
A fé absoluta no Gohonzon faz nascer um vulcão de energia vital capaz de romper o carma e expulsar a infelicidade.

Aumente a potência da sua vitalidade


O presidente Ikeda continua: “Vamos supor que nossa força vital seja de magnitude um e enfrentamos um problema com magnitude dois ou três. Vamos nos sentir desencorajados. Mas, se encaramos o desafio com força vital de magnitude cem, mil ou dez mil, essas dificuldades serão apenas distrações que deixamos de lado à medida que seguimos com alegria” (Ibidem).

Vulcão
“Os bodhisattvas do ensino essencial extraem uma grande vitalidade do estado de Buda das profundezas da vida, ‘da natureza fundamental da Lei, que é a fonte de seu ser’, e manifestam uma força explosiva tal qual a de um vulcão em erupção” (BS, ed. 1.460, 16 maio 1998, p. 4)

É a sua vez


Todos têm como acessar a volumosa força vital porque essa energia está livre; é gratuita e encontrada em qualquer lugar do universo. Como acessar? Tornando-se cada dia mais humano, criando laços vibrantes com as pessoas e praticando o budismo com vigor juvenil.

2013, o momento certo!


Na página A3, o presidente Ikeda explica sobre essa energia: “Por meio de uma vigorosa recitação de Daimoku e repletos de coragem, imbuídos de espírito e vitalidade juvenis, vamos, agora, partir rumo a 2013.”

Sangue-novo


Esse “sangue-novo” surge do contato com os jovens, numa nova luta de Chakubuku com os recém-convertidos: “O espírito dos nossos jovens Soka contém a coragem para encarar novos desafios e a força para romper a parede que está diante dos seus olhos. Esta é a força motriz da vitória da SGI Jovem. Com os jovens na linha de frente e junto com eles, a nossa SGI Jovem se lança com entusiasmo e espírito renovado no ‘novo Kossen-rufu’” (Revista Daibyakurengue, ed. 754, out. 2012).

Conclusão:
energia vital é felicidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog