Você Sabia?


O que significa “levantar-se só”?

Edição 523 - Publicado em 17/Março/2012 - Página 14
Para entender o significado desta expressão, vamos analisar as palavras separadamente.
“Levantar” remete à ação, ao ato de estar de pé, elevar-se. No caso dos membros da SGI, a ação é focada na realização do Kossen-rufu. “Só” refere-se à pessoa que age por ela mesma, manifestando o máximo de sua força por meio da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo.
O maior exemplo de levantar-se só é o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. Quando realizou 11.111 Chakubuku num único mês no Distrito Osaka, ele levantou-se sozinho, impulsionando o empenho dos membros e líderes da localidade. Sua motivação é o juramento Seigan feito a seu mestre, Jossei Toda.
O presidente da SGI ressalta que o ato de levantar-se só deve ser embasado num supremo propósito, ou seja, o Kossen-rufu. (Leia mais sobre o supremo propósito na TC de fevereiro de 2012.)
Há uma famosa citação do filósofo norte-
-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882) que diz: “O homem levanta-se por si só, e o Universo levanta-se por ele também”. Com essas palavras, Emerson resume exatamente o que é levantar-se só para os integrantes da SGI.
O presidente Ikeda afirma: “O que importa é levantar-se decididamente. Neste momento, os deuses budistas levantam-se em resposta e protegem essa pessoa. Provei esse princípio em minha vida. Somente quando uma pessoa está só, pode-se dizer se ela é ou não genuína. Uma pessoa de verdadeira essência é aquela que se levanta só. Enquanto estiverem simplesmente na multidão, sua posição, não importando quão invejável seja, é tão insubstancial quanto um sonho. O Buda levanta-se só. Quando também nos levantamos sós em nossas respectivas condições, manifestamos o estado de Buda” (BS, edição
nº 1.336, 16 de setembro de 1995, p. 3).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog