Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes


Kossen-rufu e objetivos pessoais: como conciliar?

Edição 2125 - Publicado em 31/Março/2012 - Página A4
Na última edição, vimos que cada pessoa tem sua família, seus parentes e amigos fazendo parte da sua vida individualmente. Do ponto de vista da Lei Mística, esse é o palco da missão de cada um. Todos têm o direito e a responsabilidade de realizar o Kossen-rufu no próprio ambiente. A pergunta é: como conciliar a missão do Kossen-rufu e os objetivos pessoais?
elo comum
O elo entre missão e objetivos pessoais é o espírito de levantar-se só. Afinal, esse é o espírito necessário para a vitória.

Mude seu destino
A orientação do presidente Ikeda, citada na edição passada, afirma: “Este momento é o instante em que os senhores decidem do fundo do coração: ‘Hei de me levantar agora e lutar!’ É a partir desse instante que o destino começa a mudar, a vida começa a se desenvolver e a história tem início. Esse é o espírito do princípio místico da verdadeira causa (hon’in myo). Esse é o princípio de itinen sanzen. O momento em que os senhores, espontaneamente, determinam realizar algo — não quando lhes é solicitado que o façam — refere-se a ‘este momento’, o tempo de sua missão” (Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, p. 52).

ação fundamental
O fator fundamental do Kossen-rufu é o ato de levantar-se só. Essa mesma ação determina a vitória para os objetivos pessoais.

Levante-se espontaneamente
O destino muda quando você decide e se levanta espontaneamente com a disposição de agir agora, assumindo a responsabilidade da sua vida.

Transforme com vitória pessoal
O levantar espontâneo nasce quando o objetivo primordial da pessoa é o Kossen-rufu. Quando o foco de sua vida for tornar seu ambiente feliz, a sabedoria, a força e a coragem surgem naturalmente. Agindo com o estado de vida elevado, a conquista de seus objetivos pessoais será decisiva para a transformação do seu ambiente.

O perigo da negligência
A negligência é o oposto do espírito de levantar-se só. “Negligência é pensar que simplesmente porque está praticando tudo ficará bem, ou que as coisas de alguma maneira darão certo. Isso é arrogância. Ao contrário, devemos ter esta consciência: “’Como estou praticando o budismo, farei que as coisas deem certo. Eu vencerei!’” ‘“Por praticar o budismo, tomarei cuidado para evitar acidentes”’”, orienta o presidente Ikeda (BS, edição no 1.558, 3 de junho de 2000, p. 3).

proteção e espírito de levantar-se só
Sobre este tema o presidente Ikeda orienta: “O que importa é levantar-se decididamente. Nesse momento, os deuses budistas levantam-se em resposta e protegem essa pessoa. Eu provei esse princípio em minha própria vida” (BS, edição nº 1.336, 16 de setembro de 1995, p. 3).

Proteção da Lei Mística
Somos protegidos pela força da Lei Mística que atua por meio da nossa vida. “Protegemos a nós mesmos com uma fé corajosa que não diminui por causa do medo. A fé, a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo e a ação em prol do Kossen-rufu extraem essa força” (Ibidem).
O Juramento Seigan
Levantar-se só é a ação de alguém que possui o juramento Seigan. No romance Nova Revolução Humana consta: “A essência de um bodhisattva consiste no Seigan. E o Seigan de um Bodhisattva da Terra é a ampla propagação da Lei Mística. Portanto, o mais importante é a recitação do Daimoku de juramento, determinado e disposto sinceramente a tornar todas as pessoas à sua volta felizes”.

Daimoku sem Seigan não dá
“Dizendo de modo mais rigoroso, Daimoku sem Seigan não é Daimoku de Bodhisattva da Terra.”

Tudo é pelo Kossen-rufu
Cada um possui variadas questões, angústias e preocupações. Para solucioná-las, é essencial a determinação de que ‘tudo é pelo Kossen-rufu’.”

Kossen-rufu e objetivos pessoais
“Por exemplo, se estiver sendo atormentado pela doença, é preciso estabelecer um sincero juramento Seigan: ‘Por meio da cura desta doença, vou comprovar sem falta a veracidade do budismo. Por favor, conceda-me uma grandiosa energia vital para eu atuar com total liberdade e energia em prol do Kossen-rufu!’ Esse espírito e esse juramento geram a grande força para superar tudo.”

Sintonia perfeita
“Recitar Daimoku traz naturalmente benefício. Contudo, quando o desejo de ‘cura’ se sintoniza de forma perfeita com um profundo senso de missão, as rodas da transformação fundamental da própria vida, da revolução interior e da mudança do destino começam a girar velozmente.”

Tornando a transformação possível
“No momento em que estabelecem o juramento Seigan pelo Kossen-rufu e se empenham na intensa e sincera recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, a extraordinária vida de Bodhisattva da Terra se evidencia e a vida do Buda Nitiren pulsa em seu ser, abrindo o mundo de buda no âmago da sua vida. Nessas circunstâncias existe a revolução do seu estado de vida, e a dramática transformação do seu destino se torna possível.”

Supere tudo
“A sincera preocupação em corresponder aos desafios em prol do Kossen-rufu, como realizar Chakubuku e recitar Daimoku visando conquistar resultados nessa luta, em si já é a própria vida de um Bodhisattva da Terra. Por isso, ao agir de forma prática para vencer no Kossen-rufu, naturalmente torna-se possível superar e solucionar todos os tipos de problema. No momento em que a suprema vida do Bodhisattva da Terra desponta esplendidamente no céu, toda a escuridão dos sofrimentos se dissipa e é possível avançar vigorosamente pelo caminho definitivo rumo à felicidade.”

Conclusão
Portanto, agir como um Bodhisatva da Terra é viver de acordo com o espírito de levantar-se só. Quando os objetivos pessoais são vinculados ao Kossen-rufu, manifestamos nosso potencial ilimitado para conquistá-los de forma plena e feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog