Nova Revolução Humana


Construindo pontes - 19

Edição 2125 - Publicado em 31/Março/2012 - Página A9
Shin-iti perguntou aos alunos:
— Qual é o maior desafio por viver em um dormitório?
Um dos alunos respondeu imediatamente:
— Chegar no horário das minhas aulas!
Essa sinceridade na resposta fez rir todos ali reunidos. Shin-iti sentiu que os jovens estavam sendo bem naturais com ele e os imaginou tornando-se amigos dos estudantes da Universidade Soka, compartilhando ideias e opiniões. Estava determinado a dar início a uma era em que isso fosse possível para que eles pudessem trilhar seu caminho livremente pelo mundo.
Bertrand Russell (1872-1970), filósofo britânico, escreveu: “Acho, no entanto, que a necessidade mais vital do futuro próximo será o cultivo de um senso vívido de cidadania do mundo” (Bertrand Russell, Educação e a Ordem Social, 1932, p. 27).
Shin-iti sorriu para os alunos e disse:
— Estou feliz por esta oportunidade de falar com vocês. Espero que no futuro visitem a universidade que fundei no Japão. Enquanto trocava aperto de mãos com eles, sentia a esperança transbordante no coração de todos.
Às 15 horas, Shin-iti e comitiva visitaram a sede da União das Sociedades Soviéticas de Amizade e Relações Culturais com os Povos dos Países Estrangeiros, uma importante organização soviética com foco no intercâmbio não governamental com países estrangeiros.
Nina Popova, presidente da organização, ganhadora do Prêmio Lenin da Paz e membro do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, saudou o grupo. Dirigindo-se a Shin-iti, ela sorriu e afirmou:
— O diálogo é um pré-requisito para a amizade. Estou muito feliz por me encontrar com o senhor, presidente Yamamoto, líder de uma das poucas organizações verdadeiramente internacionais no Japão, e por podermos trocar opiniões.
Então, ela virou-se para Mineko e para a representante da Divisão Feminina no grupo e comentou:
— Como os poetas têm dito por muito tempo, são as mulheres que mais desejam a paz e tentam preservá-la. Acredito que quando os indivíduos ou nações estão em um perigoso estado de tensão, as mulheres devem tomar medidas com base em seu desejo de impedir que seus netos e bisnetos jamais se tornem vítimas da guerra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog