Crônica


Ervas daninhas

Edição 523 - Publicado em 17/Março/2012 - Página 66
TENHO um amigo que se converteu ao Budismo Nitiren há dois anos. De infância humilde, dedicou-se nos estudos, prestou concurso, foi aprovado e hoje é juiz federal.
Não tinha religião, aliás era bastante cético com relação ao assunto. Por possuir muitos amigos e familiares membros da BSGI, ele sempre acompanhou o movimento da Organização.
Com o passar dos anos, ao observar o comportamento desses amigos e familiares, sua visão mudou. E por vontade própria, resolveu praticar. Com a luta do Bloco Monarca, foi nomeado líder de bloco e obteve um dos melhores resultados de sua RM, além de atuar ativamente no Grupo Campestre da BSGI.
Sua primeira visita ao CCCamp, como integrante desse grupo, foi marcante. Quando percebeu, lá estava ele, sentado no chão, tirando ervas daninhas. Muitos companheiros conheciam sua posição social, porém, ele sabia exatamente o significado daquele momento.
“Foi um dos dias mais felizes da minha vida! Vi pessoas comuns unidas por um mesmo ideal. Não havia nenhuma distinção entre nós. Enquanto arrancava aquelas ervas daninhas, senti que também as eliminava da minha vida”, disse meu amigo. Analisando sua postura, conclui que a revolução humana acontece desde os pequenos atos e é capaz de alterar a vida e o ambiente da pessoa.
Em alguns casos, olhamos as pessoas e as julgamos pela aparência e posição social. Já ouvi: “Meus amigos são bem de vida, não precisam de religião!” Às vezes, deixamos de apresentar a filosofia budista aos outros simplesmente por acharmos que eles “não precisam”. Erramos ao imaginar que o Budismo só é para quem sofre muito, e por considerarmos que algumas pessoas não têm dificuldades.
Quem não sofre? Todos têm seus sofrimentos que surgem como ervas daninhas. O Budismo Nitiren expõe claramente que todas as pessoas são Budas, ou seja, podem manifestar a iluminação. Com a prática budista, se a pessoa sofre com as ervas daninhas da vida, pode fazer sua revolução humana e conquistar a vitória. Se já é feliz, fará sua revolução humana e vai se tornar ainda mais feliz. Essa felicidade será ampliada a um grande número de pessoas até envolver todo o Universo.
Esta foi a atitude de meu amigo ao eliminar as ervas daninhas e deixar florescer o sucesso que emana do nosso estado de Buda.
Ricardo Shin-iti Miyamoto
Da Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog