A 1ª Parte da Proposta de Paz de 2012 endereçada à ONU do Dr. Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai Internacional.

"Perseverante no meu anseio de ajudar a construção de uma grande sociedade humana solidária, encaminho, anualmente, uma Proposta de Paz à Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1983. E sempre no dia 26 de janeiro, data que marca a fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI) em 1975. Esta é a minha 30ª proposta.
Os membros da SGI em todo o mundo estão comprometidos em trabalhar para que a dignidade de cada pessoa brilhe e os povos vivam em segurança, por meio de um movimento mundial de educação para a cultura de paz.
O fundamento espiritual da SGI é a filosofia do Budismo Nitiren, que reverencia, acima de tudo, a dignidade da vida. Trabalhamos inspirados no ardente desejo que nos legou o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda (1900–1958): “Nunca mais quero ver a palavra ‘miséria’ usada para se referir ao mundo, a um país ou a qualquer indivíduo”.
Infelizmente, nosso planeta vive assolado por guerras e conflitos civis. As pessoas ao redor do mundo têm a vida e a própria dignidade ameaçadas pela pobreza, fome e a destruição ambiental. Cresce a discriminação e a violação dos direitos humanos. Além disso, terríveis desastres naturais, de um instante para outro, eliminam a vida das pessoas e enfraquecem as bases da sociedade.
Nos últimos anos, sucedeu-se uma série das maiores catástrofes naturais, impondo um terrível ônus à humanidade: terremotos e tsunamis no Oceano Índico, em 2004, e no Japão em março do ano passado; terremotos no Haiti, na Nova Zelândia e na Turquia; inundações fatais na Tailândia e nas Filipinas; e uma severa seca na Somália e em grande parte da África.
Estendo minhas condolências aos afetados por esses desastres, minhas orações para o descanso dos falecidos e apoio moral aos que lutam para reconstruir sua vida e suas comunidades.
Torahiko Terada (1878–1935), físico japonês conhecido por seus repetidos apelos por medidas mais eficazes para enfrentar terremotos e tsunamis, observou que, quanto maiores os avanços da civilização, mais intenso é o impacto da fúria da natureza.
Um exemplo é o acidente na Usina Nuclear de Fukushima, causado pelo terremoto e tsunami em 11 de março de 2011, no Japão. A liberação de radioatividade contaminou ampla área além do território japonês e deixou grande número de pessoas desabrigadas. Não se sabe quando as vítimas retornarão às suas casas, e há motivos para preocupação com a saúde das crianças e com os produtos agrícolas e alimentícios.
Os resultados desses desastres não têm precedentes e a sociedade atual começa a duvidar da segurança da energia nuclear e põe em questão o próprio ritmo do desenvolvimento científico e tecnológico."
Com o objetivo de apresentar projetos de conscientização do amor ao próximo por meio de auxílio motivacional aos indivíduos, independente de etnia ou situação financeira; projetos de educação às pessoas, com o objetivo de incentivar a torná-la uma pessoa mais ativa na sociedade, formadora de opnião cuja mente não seja influenciada por malefícios; entre outros projetos, o Presidente Ikeda encaminha todos os anos a proposta de paz.
Apartir de hoje, vamos iniciar a leitura desta maravilhosa proposta de paz, para podermos entender o motivo pelo qual Ikeda Sensei iniciou esta luta de escrever todo ano e enviá-la à ONU.
Agradeço aew a todos e até manhã!
Abração!
Dya, Mata Ashita! Sayonara!


Kouiti Kikuta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog