Encontro com o Mestre


TÓPICOS - O poder das palavras

Edição 2125 - Publicado em 31/Março/2012 - Página B4
DERRUBAR AS MURALHAS
“Os livros criam novas amizades e formam laços de companheirismo até com quem não conhecemos. O poder da palavra escrita é imenso. As reverberações de empatia e de sentimentos compartilhados que ela desperta podem transcender fronteiras nacionais e derrubar as muralhas das diferenças ideológicas e étnicas — de fato, a palavra escrita pode transpor o abismo que separa culturas e até mesmo o tempo” (Terceira Civilização, edição no 406, 1o de junho de 2002, p.8).
ESCRITA DA PAIXÃO
“A escrita que consegue genuinamente inspirar os outros é somente aquela que nasce do crescimento e do desenvolvimento pessoal e arde com grande paixão” (Brasil Seikyo, edição no 1.908, 22 de setembro de 2007, p. A4).
VOZ DOCE
“Daishonin diz: ‘A voz executa o trabalho do Buda. Este é o significado de kyo.’ (GZ, 708). Estou certo de que foi por sua maravilhosa voz que Sakyamuni pôde inspirar profundamente as pessoas e fazer reviver seu espírito. Foi uma voz de verdade que incorporou a Lei pela iluminação que se tornara desperta nas profundezas de nosso próprio ser” (A Sabedoria do Sutra de Lótus, p. 94-95).
ENCORAJAMENTO
“’Nitiren somente, sem poupar sua voz, recita Nam-myoho-rengue-kyo, Nam-myoho-rengue-kyo’ (END, v. 4, p. 90). Não poupar a própria voz não se refere à intensidade ou volume da voz. [...] Na SGI, também ouvimos a calorosa voz do encorajamento, a vibrante voz da coragem, a sincera voz da alegria, a honesta voz dos juramentos, a clara voz da sabedoria. Elas são a fonte de infinitos benefícios” (Ibidem, p. 94-95).
É VIDA
“’A voz executa o trabalho do Buda’ (Gosho Zenshu, p. 708). A nobre missão do Buda é conduzida pelas pessoas que usam a voz para a felicidade de outros. É por meio da voz que melhor podemos influenciar alguém. Com a ‘voz da convicção’ e a ‘voz da confiança’, podemos criar sucessores do Kossen-rufu. Com a ‘voz da justiça’ e a ‘voz da refutação’, podemos dispersar as dúvidas de nossos amigos. A voz é vida; ela manifesta o estado de vida de cada um dos Dez Mundos” (BS, edição no 1668, 21 de setembro de 2002, p. A2).
EXPRESSÃO
“A pessoa com quem dialogamos discerne nosso estado de vida assim como quando ouvimos sua voz. É por meio de nossa voz que nosso sincero desejo pela felicidade dos nossos amigos é expressado. Quando as palavras dos líderes estão imbuídas de sinceridade, eles podem transformar o coração das pessoas e enchê-lo com energia e alegria” (Ibidem).
TROVÃO
“A voz humana pode ser tão poderosa quanto o estrondo de um trovão. A cada declaração irracional, respondamos com dez refutações justas. Uma voz que ressoa com a convicção de que os princípios humanitários devem vencer é o mais importante” (Terceira Civilização, edição no 400, dezembro de 2001, p. 1).
SENTIMENTO
”O verdadeiro diálogo é aquele em que pessoas compartilham mutuamente as dificuldades, as alegrias e o mesmo sentimento. Os líderes que negligenciam o diálogo invariavelmente acabam se tornando autoritários e burocráticos” (Nova Revolução Humana, v. 1, p. 96).
INCENTIVAR
“Sócrates foi um grande mestre na arte do diálogo. O brilho de sua filosofia revelou-se no diálogo com o público em geral. Uma vez que abraçamos a suprema filosofia de vida, temos de nos dedicar ao diálogo para a felicidade das pessoas, incentivando e iluminando o âmago de sua vida” (Ibidem, v. 6, p. 57).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog