PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO


Como vencer problemas de relacionamento
"Presidente Ikeda: Todo problema é muito real e urgente à pessoa envolvida. Quando ela conta um problema é porque confia em vocês. Espero que a ouçam atentamente e respondam com empatia e solidariedade, colocando-se no lugar dela. É essencial que respeitem a privacidade dela, mantendo sigilo sobre o assunto e, dependendo do problema, às vezes pode ser apropriado levá-la a buscar orientação de alguém de confiança e mais experiente na prática da fé."
Nós, como líderes, nos deparamos com várias situações, não é? Uma delas é sobre o relacionamento.
"Na vida, podem existir pessoas das quais não gostamos ou com as quais não nos damos bem. Eu também encontrei pessoas desagradáveis e rancorosas. Nem mesmo amigos próximos entram em acordo sempre. Nossas relações com os familiares também podem não ser agradáveis. E, mesmo na Organização, acontece de as pessoas não combinarem.
O budismo ensina o princípio dos quatro e dos oito sofrimentos. Os quatro primeiros são os sofrimentos fundamentais do nascimento, envelhecimento, doença e morte. Com os quatro sofrimentos adicionais, temos os oito sofrimentos, e um desses últimos quatro é o sofrimento de lidar com pessoas que odiamos."
E não só isso, temos também problemas de relacionamento com pessoas que amamos. Qual é então a forma em que eu deva encarar?
"Os jovens precisam ser fortes.
Ter uma filosofia na vida e estabelecer laços de apoio mútuo com pessoas genuínas e de bom coração é muito importante.
Vocês precisam ter a capacidade de reconhecer o que está errado ou o que é prejudicial e se manter longe dessas coisas.
Se forem totalmente ingênuos, não serão capazes de defender o que é certo ou proteger o que é bom. Isso é fundamental..!
A partir do momento em que um relacionamento está causando sofrimento, nós devemos procurar formas de transformar este problema, pois está no nosso carma, da mesma forma que temos problemas financeiros e de saúde.
Ser feliz depende só de mim.
"Ter de conviver com pessoas das quais não gostamos é somente um dos oito sofrimentos, isto é, apenas uma pequena fração da condição humana como um todo. Seria uma grande perda, portanto, permitir que problemas de relacionamento consumam a própria vida e prejudiquem seus estudos e esforços para melhorar a si mesmo nessa fase crucial e extraordinária da juventude. Os jovens jamais devem perder a firme determinação de estudar e se desenvolver, não importando o que digam ou façam."


A vida a dois é complicada, não é?! Eu que o diga, minha "futura" esposa mora em São Paulo... O que eu tenho de fazer?? hehe


Assim como ser feliz, tudo depende da minha decisão. Se por meio daquele relacionamento eu quero transformar a minha vida, tenho de ter em mente que devo suportar o sofrimento, que devo vencer a dificuldade. Eu quero ter uma família feliz e unida, eu posso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog