Parábola das três carroças e a casa em chamas

Havia na cidade um velho bem rico. Ele possuía muitas terras, casas e uma mansão suficientemente grande para quinhetas pessoas viverem confortavelmente. Mas a mansão estava muito velha. Suas vigas, paredes, pilares e base ameaçavam ruir. Os filhos do homem rico, contudo, gostavam de brincar na velha casa. Um dia irrompeu um incêndio que se propagou rapidamente por toda a mansão. Mas as criaas estavam tão entretidas nas brincadeiras que não perceberam o perigo.
O pai, vendo a casa em chamas, corre aos gritos para avisar os filhos:
- Fogo! Fogo! Saiam rápido antes que morram queimados! Mas as criaas, absortas, não ouvem o alerta do pai. Desesperado, o velho decide usar uma tática especial. Lembrando-se de que seus filhos gostavam de objetos raros, gritou o mais alto que pôde:
- Tenho algo maravilhoso para vocês. Se não vierem receber, mais tarde irão se arrepender. Tenho aqui fora belíssimas carroças: uma puxada por um carneiro, outra por um cervo e outra puxada por um boi. Poderão brincar à vontade com elas. Agoram saiam e eu as darei a vocês. Ouvindo isso, as criaas saem da casa apostando corrida entre si para ver quem chega primeiro até o pai.
Assim, o bom velho dá a cada um dos filhos uma carroça que, na realidade, era bem maior e muito mais bonita do que as que lhes foram prometidas. Cada uma delas era puxada por um grande boi branco e decorada com sete espécies de pedras preciosas. O pai observa os filhos brincando com suas carroças e pensa consigo: "Minhas riquezas são imensuráveis e eu amo todos os meus filhos igualmente. Não posso lhes dar veículos inferiores.
Tenho riqueza suficiente para presentear todas as pessoas de meu país com carroças puxadas por bois brancos. Portanto, com certeza, não poderia deixar de dá-las aos meus próprios filhos."
E foi assim que as criaas foram salvas.
A casa em chamas é uma metáfora do nosso mundo, envolto pelas chamas do sofrimento. Os filhos que brincam na casa são as pessoas que sofrem no mundo dos desejos. O pai, o homem rico, representa um Buda que aparece no mundo em chamas para salvar seus filhos queridos. Na parábola, os pai usa as três carroças representando os três veículos de Erudição, Absorção e Bodhisattva. Sakyamuni havia exposto seus ensinos a seus discípulos antes de terem desenvolvido a devida capacidade de crer no Sutra de Lótus e de compreendê-lo. No final da parábola, o pai ou Buda concede a cada um de seus filhos a carroça do grande boi branco, que indica o supremo veículo da iluminação, capaz de conduzir todas as pessoas à felicidade. Essa representação indica a substituição dos três veículos pelo veículo único do Buda.

Fonte:
Terceira Civilização — Abril/1976

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog