Especial


Retorno do budismo do sol para o Ocidente

Edição 2160 - Publicado em 15/Dezembro/2012 - Página A14

MATÉRIA PARA O GONGYO DE ANO-NOVO. Frase dos Escritos de Nitiren Daishonin para ser estudada no dia 1o de janeiro

Frase do gosho:

Admoestação a Hatiman
“Terra da Lua é o outro nome para a Índia, local onde o Buda surgiu neste mundo. Terra do Sol é o outro nome para o Japão. Então, haveria algum motivo para que o venerável não surgisse neste local? A lua se move do Oeste em direção a Leste, tal como o budismo da Índia se propagou rumo a Leste. O sol se levanta no leste, indicando um auspicioso sinal de que o budismo do Japão retornará à Terra da Lua.

A luz da lua não é tão brilhante, pois o Buda ensinou [o Sutra de Lótus na Índia] por apenas oito anos. Mas a luz do sol é intensa, sobrepondo à da lua, indicando um auspicioso sinal de como o budismo do Japão iluminará a longa escuridão do quinto período de quinhentos anos [Últimos Dias da Lei].

O Buda não tomou medidas para corrigir aqueles que caluniassem os ensinamentos do Sutra de Lótus pois durante sua existência não havia pessoas desse tipo. Porém, nos Últimos Dias da Lei, os inimigos do veículo único se encontram em todas as partes. Agora é a época para beneficiar o mundo tal como fez o Bodhisattva Jamais Desprezar [Fukyo]. Da mesma maneira, vocês, meus discípulos, devem se empenhar diligentemente! Empenhem-se diligentemente!” (WND, v. II, p. 936).

Cenário Histórico


O Buda Nitiren Daishonin escreveu esta obra “Admoestação a Hatiman”, em Minobu, no décimo segundo mês de 1280, endereçando-a possivelmente a um grupo de discípulos, como se observa na última linha desta carta: ‘‘Da mesma maneira, vocês, meus discípulos, devem se empenhar diligentemente! Empenhem-se diligentemente!”.

‘Hatiman’, do título deste escrito, é considerado a maior divindade do Japão, embora sua origem não seja conhecida. Quando foi erguida a grande estátua do Buda em Nara, no ano de 749, Hatiman foi considerado seu protetor e, a partir de então, passou a ser visto como uma função protetora do budismo.

Na época em que esta carta foi escrita, o império mongol preparava a segunda invasão ao Japão e o shogunato de Kamakura trabalhava intensamente para criar o seu sistema de defesa. Nesse momento crítico, um incêndio destruiu um relicário de Hatiman localizado em Tsurugaoka, Kamakura. A queima deste símbolo da divindade maior do shogunato se tornara a causa para espalhar apreensão.

Neste escrito, Nitiren Daishonin apresenta o significado destes acontecimentos como também da invasão mongol sob o ponto de vista dos ensinamentos do budismo, em especial do Sutra de Lótus. E, ainda, identifica esses desastres como punições das divindades protetoras do budismo: punições de Hatiman pela sua negligência e a falha em proteger o Sutra de Lótus e o seu devoto, Daishonin, e também pela calúnia cometida por toda a nação japonesa.

Explanação


Esta é uma frase que contém a declaração de Nitiren Daishonin de que o seu budismo vai se propagar ao mundo.

Daishonin compara o budismo que se propagou da Índia para o Japão, à lua. Porém, o brilho da lua não é capaz de iluminar as longas trevas dos Últimos Dias da Lei. Assim é o tamanho do sofrimento das pessoas que vivem nesta era maléfica em meio à ilusão e à escuridão.

O Budismo de Nitiren Daishonin é o ‘budismo do sol’. É uma religião de benevolência e de sabedoria capaz de realizar uma existência alegre, iluminando a vida de quaisquer tipos de pessoas e proporcionando-lhes energicamente a coragem e a esperança.

Daishonin afirma categoricamente que este ‘budismo do sol’ retornará do Leste para o Oeste. Entretanto, ninguém, durante 700 anos, tornou realidade tal profecia. A SGI foi quem realizou o ‘Retorno do budismo para o Ocidente’ mencionado por Daishonin. O Budismo Nitiren se propagou para o mundo inteiro pela luta abnegada do presidente Ikeda e dos esforços de todos, em especial dos veteranos que se empenharam juntos com o mestre. Não há a menor dúvida de que esta honra resplandecerá pelo eterno futuro e os grandiosos benefícios acompanharão pelas três existências da vida das pessoas envolvidas no movimento do Kossen-rufu mundial.

Hoje, o brilho do budismo do sol é irradiado para o mundo inteiro, ultrapassando as fronteiras da cultura, da língua e da religião. Estamos em uma época em que a ideologia humanista de Daishonin vem sendo procurada pelos diversos níveis da sociedade como a filosofia do renascimento da humanidade.
É tal como afirma a passagem: ‘Da mesma maneira, vocês, meus discípulos, devem se empenhar diligentemente! Empenhem-se diligentemente!”. O jovem é aquele que deve herdar a missão de acabar com o sofrimento e a infelicidade da face da Terra, expandindo ainda mais esta filosofia ao mundo. Lutando contra todos os tipos de forças inimigas que se aproveitam da escuridão fundamental do ser humano até edificar uma cultura humanista, vamos criar os jovens discípulos Ikeda e, junto com eles, construir a vitória!

Comentários

  1. Achei maravilhosos essa explicação, se me permitir vou fazer uma palestra dia 30/3 sou iniciante e o tema é Terra da Lua nome para Indo a e terra do Sol para o Jápao. Meu E-mail di.milani@globo.com. muito obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog