A vitória do discípulo é a vitória do mestre

Mensagem


A vitória do discípulo é a vitória do mestre

Edição 2160 - Publicado em 15/Dezembro/2012 - Página A3

Queridos e grandiosos companheiros da BSGI, feliz Ano Novo!

Estamos adentrando ao segundo e decisivo ano estabelecido pelo presidente Ikeda como os cruciais que determinarão o destino de todo o futuro. Agradeço sinceramente pelo empenho em 2012, que possibilitou à BSGI registrar importantes avanços ao lado do presidente Ikeda nesta gloriosa jornada do Kossen-rufu. Não há nada mais gratificante para o discípulo do que deixar o mestre feliz. Muito obrigado!

Agora, neste “Ano da Vitória da SGI Jovem” de tão profundos significados, comemoraremos vinte anos da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil. Estou decidido a dar uma nova partida junto com os senhores para gravar para sempre a verdadeira causa da vitória da BSGI de perfeita unicidade de mestre e discípulo. Conto uma vez mais com a luta de todos para comprovar a BSGI, Monarca do Mundo!

Em 2013 conquiste sua vitória

O presidente Ikeda tem afirmado que agora é o momento de vencer. Na mensagem alusiva ao Dia da Fundação da Soka Gakkai, ele solicita: “Por favor, gravem uma admirável história de vitórias cada qual em seu local da missão. Não é ‘algum dia’ ou ‘em algum lugar’. Devem vencer agora, no exato local em que se encontram neste momento” (BS, ed. 2.155, 10 nov. 2012, p. A3).

Para obtermos a vitória, tão importante quanto o desejo de conquistá-la, é a consciência de que é necessário empreender sinceros e árduos esforços e ter perseverança até alcançá-la. É preciso ter objetivos claros. O presidente Ikeda orienta: “Lancem objetivos, sejam eles grandes ou pequenos. E não desistam até realizá-los”.

O Buda Nitiren Daishonin também afirma: “O budismo é o corpo; e a sociedade, a sombra. Quando o corpo se curva, assim o faz a sombra”. Nosso mestre nos ensina que, quando lançamos objetivos claros em prol do Kossen-rufu visando o aumento de membros felizes e vitoriosos na organização, essa disposição de viver pelo grande ideal ao lado do mestre fará nossos objetivos pessoais se alinharem naturalmente no mesmo ritmo de vitórias estabelecidas por nós mesmos. Aquele que, por exemplo, determinar e se empenhar para construir uma organização harmoniosa composta pelos membros mais felizes, edificará em sua família a base da glória e do triunfo. Quem desafiar a concretização do Chakubuku visando a felicidade das pessoas estabelecerá em sua vida a causa para a vitória infalível em todos os aspectos. Uma vez definidas as metas, devemos estar preparados para desafiar quaisquer circunstâncias.

O esforço é a base do triunfo

Em dezembro passado, o romance Nova Revolução Humana voltou a ser publicado no Seikyo Shimbun, e o presidente Ikeda inicia o novo capítulo com as seguintes palavras: “Onde existe desafio, há avanço. / Onde existe desafio, há esperança. / Onde existe desafio, há alegria. / Onde existe desafio, há felicidade. / Onde existe desafio, há vitória”. (Seikyo Shimbun, 1o de dezembro)
Juntos com o nosso mestre, vamos desafiar a construção de uma história dourada nunca antes vista. Em 2013, vamos edificar o majestoso alicerce da Soka Gakkai.

A vida é uma sucessão de batalhas. Por isso mesmo, devemos decidir diariamente: “Hoje avançarei mais um passo! Hoje meu dia será vitorioso!”. São as pequenas vitórias do dia a dia que construirão a grande vitória em 2013. Por menor que seja o passo de hoje, o importante é avançar, sempre.

Nitiren Daishonin alerta: “Não avançar é o mesmo que retroceder”. Portanto, por mais difícil que sejam as circunstâncias, por mais dolorosa que seja a caminhada, por mais impossível que pareça o objetivo, por mais espessas que sejam as barreiras, é preciso continuar. Recuar, neste momento, é anular todo o curso que traçaram até hoje, passo a passo. A vitória está logo adiante, e é preciso continuar a avançar sempre com esperança e firme convicção.

Daimoku em primeiro lugar

A eterna fonte para renovarmos nossas esperanças e nossa coragem é a recitação do Daimoku. O presidente Ikeda nos ensina: “Quando nosso modo de pensar fundamental muda, nós mudamos. E, quando isso acontece, nosso ambiente e o mundo também mudam. A fonte dessa grandiosa transformação não se encontra em nenhum outro lugar, a não ser num radical aprofundamento de nossa oração ao Gohonzon”. Sintonizando nosso coração ao do mestre, vamos extrair sabedoria e força capazes de superar os obstáculos, transformar as adversidades e concretizar os objetivos que tanto desejamos.

Com renovada disposição, com espírito de que “juventude é coragem”, solicito a todos que consagrem o ano de 2013 como o “ano da minha vitória” junto com o mestre e pelo mestre. Alinhados às diretrizes lançadas pela BSGI em relação ao estudo do budismo, Chakubuku e criação de pessoas capazes e valiosas, verdadeiros “valores humanos”, e ainda, comprovando a vitória na família, no trabalho e na localidade, façamos deste ano o mais importante de nossa vida.

Prezando sempre cada pessoa, incentivando cada uma, vamos ampliar ainda mais a nossa rede de pessoas de infinita esperança e consolidar sem falta a BSGI, Modelo do Kossen-rufu Mundial da mais absoluta união! E, dessa forma, vamos construir o sólido e indestrutível Castelo da Vitória e felicidade dentro da nossa vida!

Um forte abraço a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog