2013 é o ano da SGI jovem

As exposições da SGI refletem seus ideais e objetivos
"Por que eu escalo montanhas? 
Porque elas estão lá!" 
Assim disse um famoso alpinista. 
Para isso, 
devem vencer 
passo a passo, 
uma por uma, 
as montanhas, grandes e pequenas, 
que os desafiam a cada dia. 
Pois o valor de uma juventude plena 
só se encontra na vida 
daqueles que lutaram para conquistar 
as desafiadoras montanhas da vida e da sociedade!
(Frag. de poema de Daisaku Ikeda)


Conta uma lenda muito antiga que a fonte da juventude verteria água capaz de rejuvenescer a pessoa que a bebesse. Trata-se de uma metáfora criada pelo homem em sua busca constante pela juventude eterna. Mas o que é ser jovem?

A ciência determina a juventude como um período da vida que vai dos 16 aos 30 anos. Porém, há 100 anos, a juventude limitava-se aos 24 anos. Alguém de 30 era considerado já maduro. Isso porque a expectativa de vida não passava de 45, 50 anos. Quem chegasse além era um ancião.

Atualmente, com os avanços da tecnologia, a juventude prolonga-se indefinidamente, já que, de acordo com a ciência, o determinante para ser jovem é a capacidade criativa e produtiva. O poder de ousar e inovar. A jovialidade para ser mais e melhor todos os dias. A esperança de poder mudar tudo a todo momento. Este é o jovem de hoje, independente da idade.

O ano de 2013, para a SGI, é o momento de redescobrir-se jovem. Reinventar-se de forma a galgar as “montanhas” individuais, conforme diz os versos que abrem este texto. Cada qual em sua jornada única e particular, encontrar-se com o seu melhor e redireciona-lo para um novo horizonte.

Ao redor do globo, 15 milhões de pessoas já planejam as suas metas para o ano que vai se descortinar em breve. Este aspecto é retratado de forma consciente e fraternalmente, pois a juventude não é um mero período, é uma escolha. É a vitória da vontade humana sobre as vicissitudes da vida. Só é jovem quem deseja sê-lo.

Em 2013 a BSGI-SGI rememora alguns fatos marcantes de suas histórias:


  1. 1. Os 85 anos de vida de Daisaku Ikeda.

  2. 2. O aniversário de 20 anos da 4ª visita de Daisaku Ikeda ao Brasil;

  3. 3. Os 55 anos da cerimônia de 16 de março, quando 5 mil jovens, em torno do segundo presidente Jossei Toda, reafirmaram seu compromisso de concretizar a paz no mundo, por meio da propagação da filosofia humanística do budismo Nitiren.


Embora as efemérides sejam apenas datas em que se rememoram fatos, para os integrantes da SGI, cada momento lembrado é uma oportunidade de reafirmar os decisivos sentimentos que os envolvem.

“O orgulho dos jovens da SGI é possuir a mais elevada filosofia da dignidade da vida, poder propagá-la às pessoas e com isso desbravar o grande e certeiro caminho da esperança rumo à paz e à felicidade em meio a essa era de caos”, enfatiza Ikeda. O momento atual é de fincar os pés na conquista da vitória. Conforme os versos que abrem este texto: “Pois o valor de uma juventude plena só se encontra na vida daqueles que lutaram para conquistar as desafiadoras montanhas da vida e da sociedade!’. Este é o desafio constante da SGI e de todos os seus integrantes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog