Tópicos - Determinação é viver o juramento


Tópicos - Determinação é viver o juramento




NATUREZA. Foto tirada pelo presidente Ikeda em Aomori, Japão, em agosto de 1994

Plante a semente


“Uma forte determinação é a causa para um grande crescimento. Ter essa determinação é como plantar uma semente. Enquanto ainda é semente, ela é invisível aos outros. Mas, na época apropriada, ela brotará, fincará raízes e nascerão muitos galhos e folhas. E se tornará uma grande árvore. A ‘semente’ de uma determinação realmente profunda produzirá uma ‘grande árvore’ que será admirada durante muitos séculos pelas pessoas. Nós precisamos manifestar essa determinação agora, e não em alguma ocasião no futuro. O momento presente é a época para iniciarmos a nossa batalha.”
(TC, ed. 421, set. 2003, p. 3.)

Glórias da vitória


“Na ausência de qualquer esperança no futuro, o pessimismo apenas se intensifica... Nós somos discípulos diretos de Nitiren Daishonin, uma pessoa de grande coragem. Temos de nos levantar sozinhos com o corajoso espírito de um leão. Como leões, temos de lutar corajosamente e conquistar as glórias da vitória” (BS, ed. 1.511, 12 jun. 1999, p. C1).

Lute contra a covardia


“Quando um ser humano regride em sua decisão, os problemas que se erguem à sua frente acabam parecendo maiores e confundem-no como uma realidade imutável. A derrota encontra-se exatamente nisso. A chave da vitória ou da derrota do Kossen-rufu encontra-se na luta contra a covardia que habita o coração das pessoas. Shin-iti estava procurando promover a mudança na determinação de cada um dos jovens. Isso porque a revolução humana começa de fato a partir desse ponto” (NRH, v. 3, p. 9).

Nova decisão


“‘Cada dia é um dia de fazer uma nova determinação. Você precisa renovar sua determinação diariamente’. Assim como dizem as famosas palavras escritas por Daishonin: ‘Fortaleça sua fé dia após dia e mês após mês. Se enfraquecer sua determinação mesmo um pouco, os demônios se aproveitarão’” (BS, ed. 2.058, 6 nov. 2010, p. B4).

Começar de novo


“Qualquer pessoa que já tenha feito uma decisão acaba descobrindo que ela enfraquece com o tempo. Quando perceberem que isso, tomem uma nova decisão. É o momento de dizer a si próprio: ‘Tudo bem! Vou começar de novo!’. Se caírem sete vezes, levantem-se oito. Não desistam quando se sentirem desencorajados. Apenas levantem e renovem sua determinação. O importante não é a determinação de que jamais se abalarão, mas, sim, de que não perderão para si próprios, que não se darão por vencidos” (BS, ed. 466, 1o jun. 2007, p. 14).

Persista e nunca desista


“O resultado de qualquer batalha é decidido pelo fato de mantermos ou não nossa determinação e de prosseguirmos decididamente. As pessoas que exercitarem esse tipo de persistência vencerão” (TC, ed. 530, 13 out. 2012, p. 14).

Ardente chama interior


“Orar ao Gohonzon e recitar Daimoku não são algo abstrato nem teórico. Trata-se de uma ardente chama interior para sermos vitoriosos. Se essa chama de determinação arder em nosso coração, no instante em que oramos, já vencemos. É, conforme declara Daishonin, como ‘uma lanterna iluminando um local que havia ficado na escuridão por centenas, milhares ou dezenas de milhares de anos’. Essa é a prática da revolução humana acessível a todos” (BS, ed. 2.134, 9 jun. 2012, p. A4).

Forte fé


“Daishonin nos ensina repetidas vezes que, se tivermos uma forte fé, com certeza desfrutaremos a firme proteção das divindades celestiais — as funções benevolentes do universo. A chave é a firme determinação de dedicar a vida ao Kossen-rufu. As divindades celestiais seguramente protegerão a pessoa com essa determinação” (BS, ed. 1.917, 24 nov. 2007, p. A3).
 
 
 
Edição 2164 - Publicado em 26/Janeiro/2013 - Página B4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog