NIETZSCHE, O FILOSOFO DO NIILISMO.

NIETZSCHE, O FILOSOFO DO NIILISMO.


Friedrich Nietzche (1844-1900) foi um filósofo, escrito, poeta, filólogo e músico alemão. É tido como um dos mais influentes e importantes pensadores modernos do século XIX, e um dos mais importantes críticos do niilismo.

O Niilismo, em uma linguagem mais simples, é uma concepção materialista e positivista. Uma critica aberta a da cultura ocidental moderna, ou a decadência total dos valores tradicionais, das criações e imposição de uma civilização em derrocada que aprisiona o homem, o mantém cárcere e incapaz de reger seus próprios passos. O niilismo significa ausência de toda a crença. Se não existem crenças, a moral carece de fundamentos, se torna insustentável e fonte de contradição.

Nietzsche foi um critico impiedoso do niilismo, foi um crítico mordaz dos valores do racionalismo iluminista e dos valores morais e religiosos de nossa época. Desmistificando os valores tradicionais de toda a herança histórica, lança a proposta de construir um homem novo, que agirá e conduzirá a sociedade para novos rumos. Uma sociedade de novos valores, guiada pelo super-homem, se despido da falsa moral cristã, e da opressão moralista. O super-homem é aquele que ultrapassa o próprio homem, que ama a terra, a vida plena, uma vez que seus valores fundamentais são a saúde, à vontade, o amor, a embriaguez total pela vida dele, com tudo que ele possui de bom, com tudo que ele possui de mau. Um homem livre.

*Resumo retirado do livro “Nietzsche, o filosofo do niilismo e do eterno retorno”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog