A Prática dos Ensinos do Buda


A Prática dos Ensinos do Buda


Gosho a ser estudado na reunião de palestra de fevereiro

Com base na explanação do presidente Ikeda, publicada na revista Terceira Civilização, ed. 530, out. 2012.

Trecho do escrito


Insisto que isso [a crença de que seguir qualquer sutra é o mesmo que praticar de acordo com os ensinamentos do buda] é errado. O mais importante na prática dos ensinamentos budistas é seguir e proteger as palavras douradas do buda, e não as opiniões dos outros.(...)
Assim, o próprio buda concluiu que a pessoa somente pratica de acordo com seus ensinamentos quando baseia sua firme fé nas normas dessas passagens do sutra, acreditando que “existe somente a Lei do veículo único”1 (END, v. III, p. 149-150).
 
 

Explanação

 


1. Ponto-chave

A frase estudada hoje ensina a forma como um budista deve praticar os ensinamentos do buda. Para tanto, entenda que o Sutra de Lótus tem como ponto central o respeito pela dignidade da vida, ou seja, pelas pessoas. Esse respeito é evidenciado em ações que conduzem todas as pessoas ao estado de Buda.
 
 2. Os veículos

A prática do budismo é um caminho seguro que conduz à felicidade absoluta. Neste escrito, Nitiren Daishonin transmite o estado de vida e a prática necessárias para se manifestar o estado de Buda. A recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, é o caminho direto (o veículo único) da transformação cármica. Os ensinamentos do Buda são como veículo que conduzem as pessoas para um estado de vida elevado.


3. O veículo único

Sakyamuni esclarece no Sutra de Lótus que todos os veículos estão contidos no “veículo único do Buda”. Ou seja, é o único veículo pelo qual as pessoas manifestam o estado de Buda e é o único ensinamento que conduz a humanidade à iluminação.


4. Por que o Sutra de Lótus é o veículo único?

Porque além de revelar a verdadeira intenção do Buda, que é a iluminação de todas as pessoas, também evidencia o Myoho-rengue-kyo, o nome da grande Lei, que é a chave para a iluminação — a Lei Mística.


5. Forma errada

Os sacerdotes budistas das escolas da época de Nitiren Daishonin interpretaram erroneamente o conceito de que “todos os veículos estão contidos no veículo único do buda”.
Eles ignoraram o real significado do Sutra de Lótus e abraçaram formas incorretas da fé que enfatizavam apenas os “três veículos”.

Os sacerdotes ensinavam que, uma vez que todos os veículos estão “revelados e incorporados” no veículo único do buda, nenhum ensinamento seria superior ou inferior, superficial ou profundo, levando à errônea conclusão de que todos são iguais ao Sutra de Lótus .


6. Forma correta

Ao expor o propósito do Sutra de Lótus, Daishonin refuta essas crenças heréticas advertindo: “Insisto que isso [a crença de que seguir qualquer sutra é o mesmo que praticar de acordo com os ensinamentos do buda] é errado. O mais importante na prática dos ensinamentos budistas é seguir e proteger as palavras douradas do buda, e não as opiniões dos outros”.


7. Compreendendo a época atual

Os Últimos Dias da Lei são descritos como uma “era de conflitos e disputas, quando a Lei pura se torna obscurecida e se perde”.2 As pessoas vivem na ignorância quanto ao verdadeiro ensinamento do veículo único do estado de Buda e prevalece o conflito entre diferentes escolas budistas; o Budismo corre perigo de destruição.


8. Entrando em ação

Por que devemos praticar como o mestre ensina?
Para superar o risco da época, Daishonin clamou ao povo para abraçar a fé no Sutra de Lótus. Isso porque este é o único sutra que expõe profundamente a suprema dignidade da vida e o respeito aos seres vivos, tanto na teoria como na prática, abrindo o caminho para a iluminação de todas as pessoas.


9. Conclusão do mestre

É missão dos discípulos de Daishonin, que despertaram para o verdadeiro ensinamento do Sutra de Lótus, incentivar fortemente as pessoas com a fé inabalável no veículo único do buda, a fim de superar esse risco para o bem da humanidade.


Notas: 1. Os ensinamentos do buda são comparados a um veículo (em sânscrito, yana), que conduzem as pessoas à iluminação. De acordo com a capacidade das pessoas, os ensinamentos pré-Sutra de Lótus expõem e enfatizam os três veículos, ou seja, o veículo dos ouvintes, que conduzem ao estado de arhat, o veículo daqueles que despertaram, e o veículo de bodhisattvas, que, depois de muitos kalpa de prática, conduz a um estado de Buda. O Sutra de Lótus ensina que esses três veículos não são fins em si mesmos, mas meios destinados a guiar as pessoas ao veículo único do buda, que leva à consecução do estado de Buda.

2. Essa descrição aparece originalmente no Sutra Grande Coleção. Durante os Últimos Dias da Lei, surgirão conflitos e disputas entre os discípulos dos ensinamentos do buda, fazendo que a Lei pura fique obscurecida e se perca.



Edição 2164 - Publicado em 26/Janeiro/2013 - Página D2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog