Construa a SGI dos seus sonhos


Construa a SGI dos seus sonhos



UNIDOS NA FÉ. Membros RM 

Esperança, CCSP, realizam alegremente concessão de Gohonzon
Por Daisaku Ikeda

Desde que se converteu ao budismo, Shin-iti Yamamoto veio observando todos os tipos de líderes veteranos. Houve aqueles com mania de grandeza, que gostavam de alardear feitos grandiosos, mas eram desregrados com bebidas alcóolicas ou as finanças e viviam de maneira desordenada, imersos em problemas.

Outros agiam com prepotência e arrogância e feriam sem receio o coração de muitos companheiros. Houve ainda os dissimulados que não realizavam a prática e as atividades na base com honestidade mas mantinham as aparências com astúcia e se autopromoviam.

Por essa razão, Shin-iti jurou para si mesmo que construiria com as próprias mãos a organização ideal, aquela na qual ele afirmaria com total orgulho: “Esta é a verdadeira Soka Gakkai”.

A VERDADEIRA JUSTIÇA

Mesmo que justifique seu retrocesso na fé tomando como referência esses maus líderes veteranos, no final, quem sofre e quem perde é somente você. Não é porque o outro está errado que você é o certo. Justiça do ponto de vista do budismo significa você manter a fé e persistir na prática até o fim independentemente do que aconteça.

Fazer assim é a própria revolução humana, a transformação do seu destino e a conquista da condição de felicidade absoluta.

Nitiren Daishonin adverte: “Independentemente de a pessoa ser tentada pelos bons ou ameaçada pelos maus, se ela abandonar o Sutra de Lótus, conduzirá a si própria ao inferno” (END, v. 4, p. 201).
É desejável que todos os líderes tenham (1) prática da fé forte e vigorosa, (2) caráter admirável e (3) conquistem grande confiança social.

No entanto, a maioria ainda está se desenvolvendo, em meio à árdua luta visando esse objetivo. Por isso, certamente podem ocorrer embates mútuos, devem envolver o outro com um coração forte e amplo e prosseguir avançando abrindo caminhos do Kossen-rufu empenhando-se sempre para criar união entre as pessoas. Agir assim garante seu crescimento individual.

O local para exercer a prática budista nos Últimos Dias da Lei é em meio ao tumulto da multidão de seres humanos desvairados.

Em vez de se deixarem levar por qualquer simples movimento das pessoas, (1) tenham o mestre no coração, (2) creiam na verdadeira lei, (3) objetivem a sua revolução humana e sua iluminação, e (4) avancem junto às atividades da Soka Gakkai.

No Sutra Nirvana surge a fábula do Menino Montanhas Nevadas (Sessen Doji). Diante dele, que realizava seu exercício budista de bodhisattva na Montanha Nevada, surge um demônio faminto que lhe transmite a metade de um ensinamento do Buda.
O menino pede para que o demônio lhe ensine a outra metade e promete em troca oferecer o próprio corpo como alimento. Após ouvir a outra parte do ensinamento, joga-se do alto de uma árvore para dentro da boca do demônio.


Edição 2164 - Publicado em 26/Janeiro/2013 - Página A2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog