Parlamento grego aprova nova rodada de aumento de impostos

Publicidade
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Parlamento grego aprovou na noite de sexta-feira uma série de aumento de impostos num esforço para elevar as receitas públicas e atender os compromissos firmados com credores internacionais.
As medidas elevam para 42% o teto da alíquota de imposto cobrada de gregos com renda superior a 42 mil euros por ano e estendem a cobrança de tributos para produtores rurais de baixa renda. A carga tributária para as empresas também foi elevada pelos parlamentares na votação.

Desde 2010, as finanças públicas da Grécia dependem de aportes de socorro dos parceiros europeus e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

O governo insiste que as novas medidas, criadas para levantar até 2,3 bilhões de euros, são justas. "Não somos a favor de taxas, mas na atual situação temos de tirar o país do seu impasse", afirmou o representante do Ministério das Finanças, Giorgos Mavraganis.

As mudanças fazem parte de um pacote aprovado em novembro para que a Grécia se enquadrasse nas condições para receber novos aportes de socorro.

A oposição alega que a nova rodada de elevação dos impostos vão aumentar as dificuldades para os gregos. Para a coalizão de esquerda, as medidas de austeridade destruíram a classe média do país.
Medidas impopulares como a nova alta dos impostos estão por trás dos seguidos protestos que têm tomado conta de cidades por todo o país nos últimos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog