Estudo


Criando uma grandiosa corrente mundial do Kossen-rufu na era das pessoas [1]

Edição 524 - Publicado em 14/Abril/2012 - Página 66

[5] “A Seleção do Tempo”

por Daisaku Ikeda, presidente da SGI

O presidente Ikeda canta com os jovens durante caminhada em Paris (março de 1987)

TRECHOS DA CARTA


Vejam como será!
Quando dezenas de milhares de navios armados do grande reino mongol atacarem o Japão, todos os governantes e até multidões virarão as costas para os templos budistas e os santuários de deuses. O povo erguerá a voz em coro, recitando Nam-myoho-rengue-kyo, Nam-myoho-
­-rengue-kyo!
As pessoas e os governantes juntarão as mãos e dirão “Mestre Nitiren, Mestre Nitiren, salvai-nos!” Logo, os sacerdotes dominantes do Japão, sem dúvida, tentarão clamar: “Namu Nitiren Shonin (Devoção ao sábio Nitiren)!”
É provável que eles só vão ter tempo para proferir esta única palavra: “Namu (Devoção)!”
Que lamentável, que lamentável!
Nos textos seculares consta: “Um sábio é quem entende inteiramente o que ainda não se fez revelar”. Os textos budistas afirmam: “Um sábio é aquele que conhece as três existências da vida — passado, presente e futuro”. Três vezes ganhei distinção por possuir tal conhecimento.
***
[“Na ocasião da minha terceira advertência, Hei no Saemon-no-jo] Yoritsuna... perguntou: “Quando o senhor acha que os mongóis atacarão?”
Respondi-lhe: “As sagradas escrituras não indicam o tempo. Porém, os sinais mostram que o céu está extremamente irritado. Parece que o ataque é iminente. É provável que ocorra antes do término deste ano [1274]”.
Apesar de não ter sido eu, Nitiren, quem fez esses três importantes pronunciamentos, em todos os casos o espírito de Tathagata [Buda] Sakyamuni havia possuído meu corpo.
E, tendo vivido isso, não me contenho de tanta alegria! Esta é a importante doutrina dos Três Mil Mundos num Único Momento da Vida, ensinado no Sutra de Lótus.
***
Pequenos rios se unem para formar o grande oceano, e minúsculas partículas de areia se acumulam para formar o Monte Sumeru. Quando eu, Nitiren, comecei a ter fé no Sutra de Lótus, eu era semelhante a uma gota d’água ou uma única partícula de areia em todo o Japão. Mas, depois, quando duas, três, dez pessoas e, eventualmente, cem, mil e um milhão de pessoas passarem a recitar o Sutra de Lótus e a transmiti-lo aos outros, todos formarão um Monte Sumeru da perfeita iluminação, o oceano de um grande nirvana. Não procurem nenhum outro caminho, a não ser aquele pelo qual se manifeste o estado de Buda! (WND, v. 1, p. 578–580)
***
No oitavo volume do Sutra de Lótus consta: “Nos Últimos Dias, se existirem aqueles que aceitam, apoiam, leem e recitam este Sutra..., seus desejos não serão em vão, e nesta presente existência, eles ganharão a recompensa da boa sorte”. Também consta: “Se há alguém que oferece esmolas a eles e os louvam, então, nesta presente existência, ele manifestará uma recompensa a isso”.
Nessas duas passagens, encontram-se as palavras “nesta presente existência, eles ganharão a recompensa da boa sorte” e “nesta presente existência, ele manifestará uma recompensa a isso”. Essas duas afirmações, na versão original em chinês, compreendem cada uma delas oito caracteres.
Se esses dezesseis caracteres são inexpressivos, e se Nitiren não recebe nenhuma grande recompensa em sua vida presente, então essas palavras douradas do espírito de Tathagata [Buda] Sakyamuni estarão na mesma categoria de mentiras infundadas de Devadatta, e o depoimento do Buda Muitos Tesouros, que garantiu suas verdades, não seria diferente das afirmações infundadas de Kokalika.
Nenhuma pessoa que caluniar a Lei Correta será condenada ao inferno Aviti, e os budas das três existências não existirão! Mas isso seria possível?
Portanto, digo a vocês, meus discípulos, pratiquem como o Sutra de Lótus ensina, empenhando-se sem poupar a própria vida! Provem a veracidade do Budismo agora! (WND, v. 1, p. 583-584)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog