Especial


A paz mundial começa na sua mente

Edição 524 - Publicado em 14/Abril/2012 - Página 12

Tudo o que você faz contribui diretamente para a paz mundial, desde que, em cada ação, você manifeste sua humanidade ao máximo.


A paz mundial é
a paz do seu mundo


Chegou o momento de assumir seu lugar na construção da paz mundial. O papel que você tem a desempenhar é fundamental para que este sonho se torne realidade quanto antes.
Em sua recente Proposta de Paz, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, aponta caminhos para cada ser humano transformar seu cotidiano, seus desafios e suas alegrias em elementos indispensáveis para o estabelecimento de uma sociedade de paz.
Das atividades mais simples às mais complexas, da maneira como você trata a si e o outro — nas suas relações familiares, no trabalho, nas amizades —, tudo o que você faz contribui diretamente para a paz mundial, desde que, em cada ação, você manifeste sua humanidade ao máximo. Suas ações diárias mudao positivamente o seu mundo e o do outro. Vença o medo, aja alegremente e dê o seu melhor! É possível e não precisa ser forçado.
Faça o que está acostumado, mas faça bem-feito, com humanidade. Isso faz bem para si mesmo e para o mundo. Não é preciso ser diferente do que é agora. Basta ter grandeza de ânimo para contagiar seu ambiente. A paz mundial é a paz do seu mundo.

A Proposta de Paz


No contexto da Proposta, paz mundial ou Kossen-rufu significa tornar seguro e feliz o local onde as pessoas vivem, dando condições para que exerçam sua humanidade ao máximo.
Segurança humana é livrar as pessoas do medo da incerteza do futuro. Essa segurança é ameaçada pelo desemprego, pela pobreza, pelos desastres naturais e pelas armas atômicas. Essa última é a mais perigosa por ser capaz de, num instante, nos privar do planeta, levando a humanidade à extinção. Estes são elementos que compõem os “perigos da privação repentina”.
“Privação repentina” são fenômenos capazes de, num segundo, levar todos aqueles a quem ama e destruir tudo aquilo que você construiu. Por exemplo, uma pessoa pode perder seu lar devido a um desastre natural ou ao desemprego. Isso demonstra que tanto o desastre natural quanto a recessão econômica têm o mesmo peso. Ou seja, os dois “perigos” ameaçam a pessoa de perder sua família e seus bens materiais.
As ações do governo e da sociedade são poucas e ineficientes para evitar que esses “perigos” ocorram. E, a cada dia, o medo das pessoas aumenta, assim como o sofrimento, por viverem em constante ameaça.

MEDO


Uma vez que você é vencido pelas circunstâncias negativas, o medo impede que o seu potencial seja evidenciado, isto é, não manifesta sua humanidade ao máximo. Sem essa humanidade, o homem é capaz de cometer as maiores atrocidades e atos de desespero contra si e o outro. Esses atos vão desde desonestidade, corrupção, violência até guerras. Percebe-se que o coração humano possui, ao mesmo tempo, a capacidade para construir ou destruir. A diferença é se ele está tomado pelo medo ou contagiado pela coragem de vencer as circunstâncias para tornar seu ambiente mais feliz.
Dada a importância desses fatos, o presidente Ikeda propõe que a definição de “economia verde” não se limite à relação entre economia e meio ambiente. Segundo o líder da SGI, “economia verde” também são ações para melhorar as condições de vida das pessoas para que não sintam mais medo _ o medo capaz de tornar o coração humano destrutivo.
Aos governos e à sociedade, ele propõe várias medidas práticas para que os fenômenos causadores da “privação repentina” sejam eliminados.

EMPODERAMENTO


Para você contribuir diretamente com a paz mundial, na Proposta é apresentado o conceito de empowerment, ou empoderamento: “Empoderamento é quando numa situação difícil, por meio do diálogo, incentivamos outra pessoa a manifestar o seu poder inerente para mudar a realidade. E, uma vez que ela decide mudar, juntos, avançamos compartilhando o juramento de alcançar a resolução daquela situação”. O empoderamento é contagiante.
Na SGI, esse conceito é o incentivo. Por meio de nossa maneira de pensar, nossas palavras e ações, incentivamos as pessoas e a nós mesmos. À medida que mais pessoas resgatam sua capacidade de incentivar a si e ao outro, o ambiente se transforma num local saudável para que todos manifestem seu pleno potencial humano. Esse ambiente torna possível a sustentabilidade, conforme consta na Proposta.

CORAGEM


Certa ocasião, o presidente Ikeda orientou: “A coragem funde nossa vida com a energia vital fundamental. Ela transforma-se em esperança, uma condição que jamais é vencida por mais desesperadora ou obscura que seja a situação. A coragem é a força para viver resolutamente até o fim. Quando as nuvens sombrias da morte, do destino, da perseguição, da adversidade, da doença, do fracasso ou da destruição pairam sobre a pessoa, ela tende a sucumbir ao medo e a vacilação, covardia, angústia, ansiedade, dúvida e ira. É o poder da esperança que ilumina essa escuridão. Levantar-se só é evidenciar essa esperança e desenvolver uma condição de vida inabalável. Quando a esperança jorra de nossa vida, contagiamos os demais com coragem. Compartilhar esperança é a missão fundamental do ser humano”.

SUSTENTABILIDADE


O presidente Ikeda propõe uma visão mais profunda de sustentabilidade ao defini-la da seguinte forma: “O que é a sustentabilidade? Em termos bem simples, penso que possa ser descrita assim: um modo de vida em que a conquista da minha felicidade não custe o sacrifício de outro; a determinação de não deixar para a próxima geração a nossa comunidade e o nosso planeta mais danificados do que eram quando chegamos. Uma sociedade sustentável é aquela cujo futuro o seja prejudicado pelas necessidades momentâneas do presente, mas onde as melhores escolhas sejam determinadas pelos interesses dos nossos filhos e netos. A procura desses ideais não deve ser acompanhada pela obediência a regras impostas de fora nem como um fardo sufocante de responsabilidade. Pelo contrário, ela deve ser um desejo natural”.
É interessante notar que o empoderamento e a sustentabilidade compõem a base do Budismo Nitiren praticado pelos membros da SGI. Esses dois conceitos estão presentes em vários escritos do Buda Nitiren Daishonin, por exemplo, na “Tese sobre o Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação”, na qual ele apresenta a essência da filosofia budista, de acordo com o Sutra de Lótus.
Na Tese, paz significa tornar feliz e seguro o local onde as pessoas vivem. Isso é segurança humana.
Ensino correto o se refere a uma religião, e sim ao potencial humano universal inerente a todas as pessoas. Ensino correto é o respeito à dignidade da vida.
O Budismo Nitiren mantém seu foco no ensino correto e explica: aqueles que, em meio a uma realidade difícil, manifestam sua humanidade ao máximo o denominados budas. Portanto, você é iluminado quando se torna um ser humano melhor.

PRÁTICA BUDISTA


Se você ainda o acredita que suas ações contribuem para a paz, a visão e a prática da filosofia budista podem lhe ajudar a manifestar seu potencial. Essa prática são o Daimoku — a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo — e o Chakubuku — o incentivo para que você e os outros vivam no estado de Buda.
O Daimoku manifesta na sua vida a condição humana necessária para viver de forma plena e feliz. O Chakubuku é a prática budista capaz de transformar medo e sofrimento em coragem e felicidade. É o empoderamento que o capacita a melhorar o seu mundo.

Conclusão


De acordo com a Proposta de Paz, segurança humana e sustentabilidade significam criar uma sociedade pacífica na qual as pessoas desfrutam felicidade e segurança e desenvolvem sua humanidade ao máximo.


Editora Brasil Seikyo Ltda.

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