Estudo


Criando uma grandiosa corrente mundial do Kossen-rufu na era das pessoas [3]

Edição 524 - Publicado em 14/Abril/2012 - Página 74

[5] “A Seleção do Tempo”


Força e paixão são características dos jovens Soka. Na foto, líderes da DJ da RM Arthur Alvim, CCSP

Presidente Ikeda confia aos jovens a realização do Kossen-rufu. Na foto, estudantes da BSGI em atividade no CCCamp, março de 2012

As profecias de Daishonin:
expressão da sabedoria do Buda


O propósito das profecias de Daishonin era iluminar a realidade presente, baseada nas sábias palavras do Buda Sakyamuni — as palavras dos sutras. Contemplando sinceramente o presente à luz de várias passagens do Sutra, é possível enxergar a profunda sabedoria contida lá.
No pós-escrito da “Tese sobre o Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz na Nação”, Daishonin escreve: “Esta minha Tese agora é comprovada pelos fatos. Mas isso não se deve somente à capacidade de Nitiren. Com certeza, tudo aconteceu em resposta às genuínas palavras do Sutra de Lótus (END, v. 1, p. 79). Ele afirma que a precisão das previsões em sua Tese simplesmente se deve ao fato de elas estarem baseadas nas “genuínas palavras” expostas no Sutra de Lótus — o poder das palavras de genuína sabedoria expressas pelo Buda. Portanto, não é exagero dizer que as profecias articuladas por Daishonin são uma manifestação da sabedoria do Buda.
Após citar os três acontecimentos que o fizeram ganhar distinção, Daishonin afirma que não eram profecias feitas por ele. Na verdade, ele deu voz ao “espírito de Tathagata [Buda] Sakyamuni” que residiu em seu coração (cf. WND, v. 1, p. 579).
Aqui, o “espírito de Tathagata [Buda] Sakyamuni” pode ser visto como o estado de vida do Buda da Lei Mística, fonte da iluminação de Sakyamuni e dos budas das dez direções.
Em outras palavras, Daishonin ganhou distinção por prever o futuro corretamente em razão de seu estado de Buda expresso em palavras e ações imbuídas de compaixão, sabedoria e coragem para guiar todas as pessoas­ à felicidade. Ele exclama: “Tendo vivido isto [estado de ser], não me contenho de tanta alegria!” (WND, v. 1, p. 579)
No que diz respeito a levar adiante esse estado de vida do Buda, ele diz: “Esta é [o trabalho de] a importante doutrina dos Três Mil Mundos num Único Momento da Vida, ensinada no Sutra de Lótus” (WND, v. 1, p. 579).
Baseado nesse reconhecimento, o “espírito de Tathagata [Buda] Sakyamuni” também pode ser interpretado como o espírito sensível para cuidar da felicidade e do bem-estar de todos os seres vivos, o qual Sakyamuni ensinou e sintetizou.
No Sutra de Lótus encontramos a passagem:
“...agora este mundo tríplice
É todo o meu domínio,
E os seres vivos que aqui estão
São todos meus filhos.
Agora este lugar
Está envolto por muitas dores
E sofrimentos.
Eu sou a única pessoa
Que pode auxiliar
E proteger os outros...’’
(LSOC, v. 3, p. 105-106 [LS, v. 3, p. 69-70].)16
O Buda Sakyamuni desejava a felicidade e a segurança de todas as pessoas e de todas as nações. Por isso, ele expôs o Sutra de Lótus, um ensinamento da iluminação universal. Os devotos ou praticantes do Sutra de Lótus se esforçam para fazer do espírito do Buda seu próprio espírito e traduzi-lo em ações.
Daishonin viveu de acordo com a essência do Sutra de Lótus — o próprio coração do Buda — e incorporou as três virtudes de soberano, mestre e pai ao proteger, guiar e cuidar das pessoas. Por essa razão, ele é reverenciado como o Buda dos Últimos Dias da Lei.
Pequenos rios se unem para formar o grande oceano, e minúsculas partículas de areia se acumulam para formar o Monte Sumeru.17 Quando eu, Nitiren, comecei a ter fé no Sutra de Lótus, eu era semelhante a uma gota d’água ou uma única partícula de areia em todo o Japão. Mas, depois, quando duas, três, dez pessoas e, eventualmente, cem, mil e um milhão de pessoas passarem a recitar o Sutra de Lótus e a transmiti-lo aos outros, todos formarão um Monte Sumeru da perfeita iluminação,18 o oceano de um grande nirvana.19 Não procurem nenhum outro caminho, a não ser aquele pelo qual se manifeste o estado de Buda! (WND, v. 1, p. 578–580)

Esforçar-se pelo Kossen-rufu é o caminho para manifestar o estado de Buda


O Kossen-rufu — a ampla propagação da Lei Mística — é posto em prática quando uma pessoa corajosa desperta para o ensinamento correto, se levanta e triunfa sobre todos os obstáculos para alcançar este objetivo.
Como indicado pela luta de Daishonin, sendo o “principal devoto do Sutra de Lótus em toda a terra de Jambudvipa [o mundo inteiro]” (WND, v. 1, p. 552) e seu comportamento como pessoa de sabedoria, criar uma terra de paz e prosperidade, baseada no ensinamento correto do Budismo, começa com a transformação interior na vida de cada pessoa.
Assim como miríades de gotas d’água se juntam para formar um grande oceano ou minúsculas partículas de poeira se acumulam para formar uma enorme montanha, inúmeraveis indivíduos, juntos, formam um grande movimento ou uma imensa onda. Tudo começa com uma única pessoa. A paixão e o comprometimento dessa pessoa inspirarão outra pessoa e mais outra para se unir com a mesma determinação e visão. Por sua vez, inspirarão muitas outras pessoas — seus grupos crescerão constantemente em tamanho e força.
O Sutra de Lótus é um ensinamento para a iluminação de todas as pessoas que tem o poder de romper a escuridão fundamental de todos e despertá-los para sua natureza de Buda inerente. Quando os praticantes do Sutra de Lótus realizam o Chakubuku, iluminam a escuridão em torno deles, assim como o Sol. Como resultado, segundo Daishonin, esses praticantes despertarão “duas, três, dez pessoas e, eventualmente, cem, mil, dez mil e um milhão de pessoas” (WND, v. 1, p. 580), que se unirão a eles em seus esforços e despertarão inumeráveis pessoas. Juntos, como partículas de poeira ou gotas d’água, formam “o Monte Sumeru da perfeita iluminação, um oceano do grande nirvana” (WND, v. 1, p. 580).
Quando a sabedoria e a compaixão da Lei Mística se espalharem por toda a Terra e os princípios humanísticos do Sutra de Lótus forem abraçados como valores humanos universais, veremos a construção de sociedades onde prevalece a paz duradoura.
Daishonin ensina que “O Monte Sumeru da perfeita iluminação” e o “oceano do grande nirvana” serão formados por meio do surgimento de multidões nobres que lutam com o mesmo espírito invencível do primeiro devoto. Ele nos ensina ainda que não devemos procurar outro caminho para atingir o estado de Buda senão o de criar uma grande onda do Kossen-rufu, que começa com a revolução humana de cada pessoa.
Somente podemos evidenciar nosso estado de Buda inerente por meio de esforços para concretizar o grande desejo (Daigan) do Buda para a felicidade humana e para a paz mundial.
No escrito “A Seleção do Tempo”, portanto, Daishonin exorta seus discípulos a se juntar a ele na luta em prol do Kossen-rufu, o que permite manifestar um sublime estado de vida.
No oitavo volume do Sutra de Lótus consta: “Nos Últimos Dias, se existirem aqueles que aceitam, apoiam, leem e recitam este Sutra..., seus desejos não serão em vão, e nesta presente existência, eles ganharão a recompensa da boa sorte”. Também consta: “Se há alguém que oferece esmolas a eles e os louvam, então, nesta presente existência, ele manifestará uma recompensa a isso”.
Nessas duas passagens, encontram-se as palavras “nesta presente existência, eles ganharão a recompensa da boa sorte” e “nesta presente existência, ele manifestará uma recompensa a isso”. Essas duas afirmações, na versão original em chinês, compreendem cada uma delas oito caracteres.
Se esses dezesseis caracteres são inexpressivos, e se Nitiren não recebe nenhuma grande recompensa em sua vida presente, então essas palavras douradas do espírito de Tathagata [Buda] Sakyamuni estarão na mesma categoria de mentiras infundadas de Devadatta, e o depoimento do Buda Muitos Tesouros, que garantiu suas verdades, não seria diferente das afirmações infundadas de Kokalika.
Nenhuma pessoa que caluniar a Lei Correta será condenada ao inferno Aviti, e os budas das três existências não existirão! Mas isso seria possível?
Portanto, digo a vocês, meus discípulos, pratiquem como o Sutra de Lótus ensina, empenhando-se sem poupar a própria vida! Provem a veracidade do Budismo agora! (WND, v. 1, p. 583-584)


Abrindo o grande caminho para o Kossen-rufu sem poupar a própria vida


Ao concluir o escrito “A Seleção do Tempo”, Nitiren Daishonin incentiva seus discípulos a se levantar junto com ele e se dedicar, sem poupar a vida, à realização do Chakubuku, que é um decreto do Buda. Daishonin deseja que seus discípulos compartilhem suas experiên­cias ao vivenciarem o estado ilimitado de vida manifestado por aqueles que propagam o Sutra de Lótus, ou seja, que concretizam o Chakubuku.
Daishonin cita a seguinte passagem do Sutra: “Uma pessoa que aceita e promove este Sutra é também o primeiro entre todos os seres vivos” (cf. LSOC, v. 23, p. 327 [LS, v. 23, p. 286]). Ele nos diz que se nos esforçarmos corajosamente em nossa prática budista, com orgulho dessas palavras de louvor do Buda, receberemos uma grande recompensa na presente existência, ou seja, o mesmo estado de vida do Buda, assim como ensinado no Sutra. E ele nos estimula a nos aplicarmos fervorosamente e provar isso a nós mesmos.
Nitiren Daishonin travou uma destemida batalha para provar que o Sutra de Lótus é o ensinamento mais importante do Buda. “Filho de um plebeu” (WND, v. 1, p. 1006), ele lutou bravamente por meio de inúmeras perseguições apenas pela felicidade do povo. Ao ler o Sutra de Lótus com a própria vida, Daishonin revelou seu inerente estado­ de Buda; em outras palavras, um estado de felicidade absoluta e indestrutível. Ele desejava ardentemente que todos os seus discípulos manifestassem o mesmo estado expansivo de ser, um estado tão vasto quanto o universo, e saboreassem a boa sorte ilimitada e o benefício. Ele os convidou a conseguir isso por si mesmos. No final deste escrito, Daishonin cita as passagens do Sutra de Lótus: “Nesta presente existência, eles [os praticantes do Sutra de Lótus] ganharão a recompensa da boa sorte” e “nesta presente existência [que faz uma oferta a eles], ele manifestará recompensa a isso” (LSOC, v. 28, p. 365 [LS, v. 28, p. 323-324]).
Daishonin diz que, se ele fosse incapaz de alcançar a grande recompensa de manifestar o estado de Buda, significava que Sakyamuni e os budas na assembleia do Sutra de Lótus, que afirmaram que todas as pessoas poderiam fazê-lo, eram ainda mais mentirosos que Devadatta. E isso, é claro, não poderia ser o caso. Ele escreve: “Portanto, digo a vocês, meus discípulos, pratiquem como o Sutra de Lótus ensina, empenhando-se sem poupar a própria vida! Provem a veracidade do Budismo agora!” (WND, v. 1, p. 584)
Para superar os sofrimentos e as perseguições, Daishonin demonstrou sabedoria e compaixão insuperáveis. Ele, verdadeiramente, estabeleceu dentro de si o imponente estado de vida do Buda dos Últimos Dias da Lei. Como Daishonin mostrou por meio de seu próprio exemplo, aqueles que praticam o Sutra de Lótus infalivelmente receberão grande benefício e boa sorte. Portanto, ele encoraja seus discípulos a lutar com o mesmo juramento que ele. Daishonin está essencialmente clamando: “Meus discípulos, pratiquem o Sutra de Lótus como o Buda ensina, evidenciem um elevado estado de vida e adornem a vida com vitórias!”
Por que é importante para o devoto do Sutra de Lótus lutar com o espírito de não poupar a própria a vida? Porque os Últimos Dias da Lei é uma era maléfica, repleta de calúnia contra a Lei, e porque a propagação do ensinamento correto envolve a batalha contra os Três Poderosos Inimigos, especificamente, o terceiro e o mais poderoso: os falsos sábios arrogantes, como previsto no Sutra. Daishonin fala de “os sacerdotes eminentes que aparentam proteger os preceitos e os homens de sabedoria” (WND, v. 1, p. 584).
Em outras palavras, falsos sábios arrogantes são altos sacerdotes que parecem ser irrepreensíveis em sua conduta. Eles aparentam ter sabedoria e amplo respeito na sociedade. Mas, na realidade, caluniam o ensinamento correto e perseguem seus praticantes.
Por outro lado, o devoto do Sutra de Lótus — Nitiren Daishonin — é uma pessoa comum, “uma pessoa de baixa classe social e de aprendizagem humilde” (WND, v. 1, p. 585). Por essa razão, as autoridades dominantes e a população em geral depositam sua confiança nos falsos sábios arrogantes, enquanto desprezam o verdadeiro devoto do Sutra de Lótus. Não só eles não conseguem seguir as afirmações superiores do devoto, como buscam ativamente acabar com ele.
Sem um verdadeiro juramento, não há como perseverar na luta para propagar o ensinamento correto nos Últimos Dias. Entretanto, a menos que essa luta seja empreendida, o ensinamento do Sutra de Lótus ficará obscurecido e se perderá, e os Últimos Dias da Lei permanecerão para sempre envoltos pela escuridão.
Da mesma forma, se uma única pessoa atua com desânimo e é derrotada, será intensificada a escuridão da época. Durante a existência de Nitiren Daishonin, apareceram discípulos que responderam sinceramente ao seu chamado para se dedicar à realização do Chakubuku, sem poupar a própria vida. Discípulos, como o samurai Shijo Kingo20 e os irmãos Ikegami,21 lutaram contra a influên­cia traiçoeira de falsos sábios arrogantes. Esses fiéis discípulos desenvolveram uma forte fé para enfrentar os ataques das tempestades de obstáculos.
Muitos agricultores que eram discípulos de Daishonin lutaram contra a perseguição do governo junto com Nikko Shonin, discípulo direto do Buda. Todos eram praticantes leais, incluindo os Três Mártires de Atsuhara,22 que se recusaram ser derrotados por qualquer dificuldade ou ameaça. Essas lutas enfatizam que o Budismo Nitiren é um ensino do juramento compartilhado entre mestre e discípulo.

Grande batalha “para” e “em” prol das pessoas


Desde a sua fundação em 1930, a Soka Gakkai e seus três primeiros presidentes — Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda e eu — unidos pelos laços de mestre e discípulo, vêm realizando esta grande luta iniciada por Daishonin. Luta esta em que as pessoas são o foco e também os protagonistas.
O primeiro presidente, Tsunessaburo Makiguti, percebeu que a missão do Budismo Nitiren para a humanidade é permitir que todas as pessoas se libertem do sofrimento e alcancem a genuína felicidade. Ele levantou-se, sem poupar a vida, dedicando-se abnegadamente à propagação da Lei e, por fim, morreu por suas crenças. Makiguti disse: “Toda a humanidade anseia pela Lei Mística da iluminação, a suprema Lei da vida. Se, por meio de nossos esforços [para provar sua validade], essa Lei for acessível a todos, as pessoas, naturalmente, compartilharão seus benefícios com os outros e os ajudarão a atingir a felicidade absoluta”.23
Ele também declarou: “Devemos orientar o país na direção de um grande bem.24 Isto é como fazer um pouso diante do inimigo. Ninguém se juntou à Soka Gakkai quando conduzimos nossos esforços de propagação no passado falando com várias pessoas. Mas começando com um único companheiro dez anos atrás, nosso movimento já cresceu fenomenalmente. A razão disso é que nos baseamos completamente na fé, e demonstramos a prova real do benefício de nossa prática budista um ao outro. Observando o progresso que fizemos até este ponto, acredito que, no futuro, por meio de nossas ações dedicadas, contribuiremos positivamente para o bem-estar da família e da sociedade, e alcançaremos o Kossen-rufu”.25
O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, discípulo e sucessor que lutou ao lado do Sr. Makiguti, afirmou: “Se você é um jovem que está genuinamente preocupado com seu país e deseja a felicidade do povo, deve primeiro, você mesmo, procurar a essência sublime da revolução humana [a de trabalhar para a felicidade de todas as pessoas­ com base na fé no Budismo Nitiren]. Você, jovem, deve batalhar e triunfar sobre os Três Poderosos Inimigos, bem como sobre os Três Obstáculos e as Quatro Maldades,26 e seguir adiante com coragem e vigor”.27
Toda Sensei afirmou: “O Budismo Nitiren é o sol do mundo, dissipando a escuridão que envolvem a humanidade”. Eu também dei minha vida para difundir em todo o mundo esta luta espiritual sem precedentes de abnegada propagação da Lei Mística. Desde o início de nosso movimento, inúmeros membros, corajosamente, levantaram-se com o mesmo juramento que eu, e juntaram-se nesta grande luta em prol do Kossen-rufu. Esta batalha “para” e “em” prol das pessoas, que foi posta em movimento por Daishonin, vive hoje na Soka Gakkai por si só.
O Sutra de Lótus descreve os Bodhisattvas da Terra emergindo no mesmo instante da terra de todos os bilhões de terras do mundo saha (LSOC, v. 15, p. 252 [LS, v. 15, p. 213]).
Refletindo as palavras do Sutra, Bodhisattvas da Terra estão emergindo simultaneamente em muitos países. Cresce o número de corajosos indivíduos que transformarão o carma da humanidade. A previsão de Daishonin da propagação universal da Lei tornou-se uma realidade. Quando desenvolvermos altíssimas montanhas de pessoas capazes que contribuem positivamente para a humanidade e vastos oceanos de pessoas comuns que trabalham em conjunto para a felicidade de todos, o Budismo Nitiren se tornará uma filosofia que ilumina toda a humanidade. Nós, os devotos do Sutra de Lótus, temos de criar esta grande onda do Kossen-rufu Mundial.
Nossos membros são cidadãos do mundo que defendem e praticam uma filosofia para alcançar a genuína felicidade humana. Eles difundiram círculos de confiança e entendimento como seres humanos e trabalham juntos para unir o mundo enquanto valorizam suas localidades. Os campeões do nosso movimento Soka são pessoas de insuperável humanidade.
O tempo chegou! Líderes e pensadores de diversas áreas ao redor do mundo estão louvando a rede da SGI de cidadãos planetários. No século 21, nossa responsabilidade é expandir e solidificar este grande movimento.
Gostaria de compartilhar com todos vocês, meus amigos do Japão e do mundo, minha alegria por ter a sorte de viver nesta época.
Agora é a hora de mostrar a brilhante prova real do Kossen-rufu Mundial por meio da leitura com a nossa vida das palavras de Daishonin: “Pratiquem como o Sutra de Lótus ensina, empenhando-se sem poupar a própria vida! Provem a veracidade do Budismo agora!” (WND, v. 1, p. 584)
Juntos, vamos seguir nesta grande e altruís­tica batalha para elevar o estado de vida da humanidade.
Isso conclui a explanação do escrito “A Seleção do Tempo”.
Confio o futuro do Kossen-rufu Mundial em sua totalidade aos meus amados membros da Divisão dos Jovens, neste ano [2010] do 50º aniversário do Kossen-rufu Mundial.
(Daibyakurengue,
edição de agosto de 2010.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog