Caderno


Discípulos Ikeda cumprem juramento

Edição 2130 - Publicado em 05/Maio/2012 - Página C4

Passados 52 anos, o juramento entre mestre e discípulo permanece vivo no coração do presidente Ikeda e dos jovens do Brasil


SENTIMENTO. Ao ouvirem a notícia que o presidente Ikeda assistia à Convenção os participantes se emocionam

GRANDE FINAL. Na Convenção do Dia 3 de Maio os participantes juram concretizar todos os sonhos do mestre

TELEFONEMA. Presidente da BSGI, Júlio Kosaka, recebe a ligação do secretário do presidente Ikeda
Conforme lemos nas páginas C2 e C3, no dia 3 de maio de 1960, o presidente Ikeda assumiu, aos 32 anos, a terceira presidência da Soka Gakkai.
No dia da posse, o jovem Ikeda fez um juramento ao presidente Toda: “Mestre, sucedendo ao senhor, estou dando o primeiro passo para uma grande luta pela Lei, dedicando toda a minha existência. Superando a vida e a morte, empreenderei viagens pelo Kossen-rufu mundial até a longínqua Índia. Por favor, observe-me”.
E Daisaku Ikeda jurou e cumpriu. Naquele mesmo ano iniciou as viagens ao exterior, expandindo mundialmente o Kossen-rufu. Na primavera de 1960, ele visitou o Brasil e fundou a BSGI em 19 de outubro.
Atravessar o oceano!
Esse juramento de concretizar todos os ideais do mestre atravessou o oceano e no dia 3 de maio de 2009 transformou-se numa solene cerimônia denominada “Convenção Cultural dos Jovens Monarca da Nova Era”, realizada no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo.
No histórico dia, 16 mil jovens unidos em um só coração realizaram o juramento Seigan ao Mestre, de concretizar todos os sonhos dele.
O que os jovens não sabiam até certo momento da convenção era que o presidente Ikeda, lá do Japão, acompanhava toda a atividade por transmissão via internet, observando o aspecto de cada jovem discípulo presente. Como se não bastasse essa surpresa, durante a convenção uma ligação é recebida: era seu secretário pessoal, com profundas recomendações do mestre: “Parabéns por essa maravilhosa Convenção dos Jovens da BSGI. Estou muito feliz em assistir ao ânimo de todos vocês. Estou conseguindo enxergá-los [pelo vídeo] de maneira perfeita. Estou plenamente ciente de que estão aí presentes pessoas que enfrentaram muitas dificuldades. Estou plenamente ciente de tudo isso. É como se eu estivesse sentado no palco, junto com vocês!”.
Ele denominou os participantes de “Grupo Justiça da Unicidade de Mestre e Discípulo”, e após essas considerações, em resposta os jovens se levantaram e criaram um grandioso movimento de concretização de Chakubuku no Brasil, e posteriormente veio às campanhas do Bloco Monarca 2010 e Cada Família Faz Um. Neste mês de maio, inspirados na histórica campanha de fevereiro do Distrito Kamata e no 3 de Maio de 2009, os jovens brasileiros com o mesmo sentimento de gratidão em oferecer a vitória ao mestre, visam impulsionar as campanhas Cada Família Faz Mais Um e Prezar Cada Pessoa, por meio de um grande movimento de visitas com o foco na concretização do Chakubuku. Vamos seguir o direcionamento conforme o presidente Ikeda cita na mensagem em comemoração ao 3 de maio de 2012: “Visando o Dia 3 de Maio do ano que vem, que nos reserva tantos significados, vamos estabelecer juntos nosso profundo juramento pela grande vitória do Kossen-rufu e da nossa vida” (BS, edição no 2129, 28 de abril de 2012, p. A3).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog