Iniciantes


Atinja a iluminação imediatamente

Edição 525 - Publicado em 12/Maio/2012 - Página 42
A menina-dragão é a prova de que o estado de Buda é
conquistado pelas pessoas da forma como são no presente. Essa verdade está revelada no quinto volume do Sutra de Lótus, especificamente no capítulo “Devadatta”. Por isso, não importam as suas circunstâncias, você é Buda da forma como é agora.

É possível


Para muitas pessoas, a ideia de “atingir o estado de Buda” parece algo impossível. Por essa razão, quando o conceito de “manifestar a iluminação imediatamente” é apresentado, pode causar perplexidade ou até mesmo ira em quem escuta!

No Sutra de Lótus


Não foi diferente quando Sakyamuni apresentou o conceito da “iluminação na forma presente”. Ninguém acreditou no Buda.

Visão errada


O presidente Ikeda afirma: “Nitiren Daishonin diz que essa descrença na Lei Mística é uma manifestação da ‘escuridão fundamental’. Nesse contexto, a escuridão fundamental significa que temos uma noção errada a respeito da verdadeira natureza da existência e do potencial da nossa vida”.

Escuridão fundamental


Essa escuridão é representada por um ponto de vista bastante limitado de que só é possível atingir o estado de Buda passando primeiro por muitos estágios da prática de bodhisattva.

A verdade de Sakyamuni


Até Sakyamuni apresentar o conceito da iluminação universal, as pessoas acreditavam que o estado de Buda só era alcançado após um período incrivelmente longo da prática de boas causas. Além disso, a crença geral era que tal estado jamais seria alcançado pelas mulheres e por pessoas maldosas, mesmo que praticassem.

A iluminação da menina-dragão


Após ser apresentada a iluminação de Devadatta, conhecido como uma pessoa de extrema maldade, uma personagem causou maior perplexidade. Era a menina-dragão que, num instante, foi capaz de manifestar o estado de Buda.

Razões da descrença


Dois fatos abalaram os ouvintes:
• A menina dragão era uma mulher.
• Ela atingiu a iluminação imediatamente.

Verdadeira essência do Sutra


Nitiren Daishonin disse: “O quinto volume apresenta a verdadeira essência de todo o Sutra, a doutrina sobre atingir o estado de Buda na forma presente” (WND, v. VI, p. 250).

A chave para o estado de Buda


Há, naturalmente, muitos outros capítulos importantes. Porém, Daishonin diz que o do “Devadatta” representa a “verdadeira essência do Sutra”, sugerindo que esse capítulo é a chave para o princípio de atingir o estado de Buda na presente forma.

Iluminação universal


A essência do Sutra de Lótus é possibilitar que todas as pessoas se tornem budas. Para as pessoas comuns, o fato de poder ou não atingir o estado de Buda é uma questão da maior importância. O capítulo “Devadatta” apresenta uma resposta franca a essa questão.

Devadatta e a menina-dragão


O extremamente maldoso, Devadatta tentou assassinar Sakyamuni e criou uma desavença na Ordem Budista. Por ser mulher, a menina-dragão era discriminada na sociedade. Além do mais, tinha a forma de um réptil. Em termos do ethos cultural e social da época, tanto Devadatta quanto a menina-dragão eram considerados incapazes de evidenciar o estado de Buda. O ensinamento de que até mesmo Devadatta e a menina-dragão podem manifestar o estado de Buda é, portanto, um indício de que todos os seres do mundo podem atingir a iluminação. A iluminação é um fato, não teoria
Por meio dos exemplos de Devadatta e da menina-dragão tornando-se budas, as pessoas podiam aceitar esse ensinamento como um fato, não simplesmente uma teoria.

O estado de Buda é imediato


“O fato de a filha do Rei Dragão ter atingido o estado de Buda na sua presente forma é uma maravilhosa refutação dos conceitos de que para atingir o estado de Buda é preciso praticar durante um longo tempo.”

O juramento da menina-dragão


A menina-dragão faz o seu juramento: “Todos podem me ridicularizar. Mas isso não me preocupa nem um pouco. O Buda conhece a verdade. Simplesmente vou me dedicar a ajudar as pessoas a se tornar felizes por meio da força da Lei Mística que me salvou”.

Conclusão


O presidente Ikeda conclui: “Atingir o estado de Buda na presente forma significa desenvolver em si mesmo o forte espírito do Buda de conduzir todas as pessoas sofredoras à felicidade sem hesitar. Significa agir com alegria e tranquilidade para ajudar os que estão sofrendo, mesmo se tornando alvo de ridicularização ou discriminação. Aqueles que realizam uma prática assim brilham como budas da maneira como são”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog