Resumo


Edição 537 - Publicado em 11/Maio/2013 - Página 18

Uma fortaleza de solidariedade “Dei, nesta proposta, a minha visão e sugeri ações que considero vitais para a construção de uma sociedade mundial de paz e coexistência nestes anos que conduzem a 2030. A chave para a concretização destes objetivos reside, em última instância, na solidariedade entre os cidadãos comuns.” Dr. Daisaku Ikeda
Perseverança. Anualmente, o presidente Ikeda escreve sua proposta de paz sugerindo ações vitais para a construção de uma sociedade pacífica

Ser capaz de se alegrar com a alegria ou sofrer com a dor dos outros


Para que o respeito à dignidade da vida seja o fundamento de um esforço contínuo é necessário que as pessoas do mundo inteiro sintam e vivam esse respeito de maneira palpável, em seu próprio modo cotidiano de ser e viver. Proponho três compromissos como guias de ação:
Ter a capacidade de se alegrar ou de sofrer com os outros.
Crer nas infinitas possibilidades da vida.
Defender e celebrar a diversidade.

Armas nucleares


“...refutação clara da lógica da posse de armas nucleares por Estados que, por interesses de segurança, fazem reféns os povos do mundo.”
“Cresce cada vez mais o número de países que possuem armas nucleares. É imprescindível, portanto, que também cresça a prevenção da proliferação. Creio, contudo, que o fundamental é que estejamos alertas ao problema central da questão — a sua desumanidade intrínseca.”
.. “um estado de vida dominado pelo impulso de rejeitar e destruir a vida dos outros — ao qual o Budismo se refere como a nossa escuridão fundamental.”

Promover a cultura dos direitos humanos


O conceito de cultura dos direitos humanos tem como objetivo a promoção de um ethos social, pelo qual as pessoas valorizam a dignidade humana. É uma forma de incentivar cada indivíduo a agir conscientemente para reforçar os seus direitos.

Vencer a pobreza


“Eliminar a miséria é a tarefa primordial: ela enfraquece a própria base dos direitos e da dignidade humana.”

Esperança aos jovens


Uma sociedade que não dá esperanças aos jovens não pode alcançar a sustentabilidade nem sequer construir uma cultura dos direitos humanos. O esforço para garantir um nível de proteção social deve ter em mente esta verdade.

Educação


“...educação e capacitação para promover os direitos humanos.”
Os esforços para aumentar a consciência dos direitos humanos por intermédio da educação e formação poderão servir de catalisador, ao lado de garantias jurídicas.

Os direitos das crianças


Uma geração educada numa sociedade imbuída desse espírito será uma presença transformadora e certamente cultivará esse mesmo espírito nas gerações vindouras.

Amizade duradoura entre China e Japão


“Persevero em minha convicção de que a resolução dessa questão é indispensável à construção de uma sociedade mundial de paz e de coexistência.
“Ainda que nem tudo corra bem, a sabedoria é encontrar nas adversidades ocasiões propícias do aprofundamento da compreensão e fortalecer os laços. Incentivo vividamente o Japão e a China a reafirmar o seu compromisso de defesa das duas promessas do Tratado de Paz e Amizade e criar um fórum de alto nível para um diálogo destinado a impedir deterioração das relações.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog