O lugar onde estamos é o “mundo do tesouro” da harmonia entre as pessoas


Edição 537 - Publicado em 11/Maio/2013 - Página 4

DIÁLOGO PELA FELICIDADE Líder da SGI se encontra com Ricardo Díez-Hochleitner em Tóquio, Japão (fev. 1996)
MÃES SOKA Presidente Ikeda incentiva carinhosamente as integrantes da DF da SGI-Bolívia durante o curso de treinamento da SGI no Japão (maio 2004)
O presidente honorário do Clube de Roma Ricardo Díez-Hochleitner salientou a importância de dialogar com as pessoas, independentemente de quem seja, porque ao fazer isso podemos descobrir um tesouro na vida de cada indivíduo.
O diálogo é a fonte de esperança e confiança para os seres humanos.
O Bodhisattva Jamais Desprezar, que surge no Sutra de Lótus, sempre se curvava em reverência ao tesouro supremo da natureza de Buda das pessoas e ia ao encontro delas para conversar. Mesmo quando as pessoas arrogantes respondiam com insultos, ele se recusava a se sentir desencorajado ou intimidado por isso.
Tais esforços invencíveis para se aproximar dos outros por meio de um diálogo baseado no respeito à humanidade de cada um são a essência da prática do Sutra de Lótus. E quem está pondo em ação essa prática de prezar cada pessoa — com incansável comprometimento, alegria e paciência na sociedade contemporânea — somos nós, membros da SGI.
Referindo-se à conduta respeitosa do Bodhisattva Jamais Desprezar, Nitiren Daishonin afirma: “Quando a pessoa olha para o espelho e se curva em obediência, a imagem no espelho também se curva em obediência a si própria” (OTT, p. 165).
Às vezes, mesmo quando conversamos com alguém de maneira sincera, imbuídos de um espírito de profundo respeito, nossa boa intenção pode não ser compreendida. Ainda nestes momentos, como Daishonin nos assegura, a natureza de Buda no fundo da vida da outra pessoa se rende à nossa natureza de Buda.
Se continuarmos a dialogar com coragem e sinceridade, embora possamos encontrar resistência momentânea, com o tempo criaremos laços entre essas pessoas e o Budismo Nitiren, e, em algum momento, essa ligação virá a florescer e frutificar na vida delas.
Meu mestre e segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, muitas vezes disse: “Quando você olha para o mundo, não há uma única família ou pessoa sem algum tipo de sofrimento. Da mesma forma, não há pessoa que não possua esperanças e aspirações. Por meio do diálogo com o espírito de se “estabelecer o ensino correto para a paz da nação” [Risho Ankoku], você pode compreender o que está no coração das pessoas, despertar a natureza de Buda delas, e mudar a sociedade para melhor”.
Nitiren Daishonin diz: “[O Bodhisattva Práticas Superiores, líder dos Bodhisattvas da Terra] aparecerá nos Últimos Dias da Lei e propagará os cinco caracteres do Myoho-rengue-kyo para todas as nações e povos em todo o Jambudvipa [o mundo inteiro]” (END, v. V, p. 231).
Os Bodhisattvas da Terra jamais abandonam este mundo saha repleto de sofrimento. Eles se lançam intrepidamente em meio à realidade, sofrem junto daqueles que os cercam, e assumem para si cada desafio que surge. Por meio destes contínuos esforços, estabelecem firmemente a grande filosofia de respeito pela dignidade da vida e, apoiando-se e encorajando-se uns aos outros, edificam um “mundo do tesouro” (END, v. 1, p. 9) de felicidade e harmonia que não se abala por qualquer intempérie.
Quão nobres e admiráveis são os nossos veteranos, em especial os que continuam a contribuir em suas comunidades e sociedade com devoção incansável, ano após ano!
Uma integrante da Divisão Feminina, pioneira na Província de Kanagawa, assumiu a linha de frente das atividades pelo Kossen-rufu, enquanto desafiava bravamente para superar dificuldades financeiras e a doença em sua família. Até o fim de sua existência, ela dizia: “Vou continuar me esforçando para cumprir minha missão como Bodhisattva da Terra, enquanto eu viver. Quero fazer com que todas as pessoas se tornem felizes, assim oro incansavelmente. E é por isso que não temo a nada. Com esta determinação, continuarei a plantar as sementes da vitória para sempre. Observem o resplendor da minha vida vitoriosa junto à Lei Mística”.
A filha dessa senhora herdou dela o diário, no qual anotava os nomes das pessoas que visitara e com as quais conversara sobre o Budismo. Então, no lugar de sua mãe, a filha continua a fazer as flores da amizade desabrochar.
Os altivos membros da SGI brilham em todo o Japão e em cada localidade dos 192 países e territórios, como um “Pilar da Confiança”, “Olhos da Justiça”, e um “Grande Navio da Tranquilidade” em seus locais de atuação.
Com o vigor e a energia da juventude, vamos continuar a dialogar de forma inspiradora com as pessoas e fazer ecoar os brados da vitória em nosso “mundo do tesouro” da perfeita harmonia entre as pessoas.
No curso desta vida
Corra, dialogue
Radiantemente
Fazendo muitos preciosos amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog