ATÉ PARECE 1968...

 
          Diante de tantas manifestações que estão estourando em nosso país acerca de 5 dias , seria pouco provável que este blogueiro não colocaria sua opinião sobre este assunto.
         Gostaria de lembrar ao meu leitor que tivemos umas manifestações semelhante a estas que ocorreram em 1968, ano que não acabou, lógico que lá foi muito mais profundo ,mas, não se pode deixar de fazer alusão do que ocorre neste monte em novo país, com aquele famoso movimento juvenil. O que tem de semelhança com o referido movimento histórico foi a coisa que se iniciou sem muita pretensão que foi tomando proporções gigantescas que se espalhou pelo mundo. O nosso movimento "passe livre", iniciou em São Paulo, sem muita aspirações e o movimento foi crescendo passando para o Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Vitória e etc, .
           Mas a pergunta que se fez lá (1968) se faz aqui será que foi só os  R$0,20 do aumento da passagem do ônibus?, não, lembramos ao meus leitores que desde quando o Brasil , foi "descoberto" sua marca foi a corrupção, que se iniciado com as capitanias hereditárias( maneira como foi distribuídas as terras neste país: depois foi a criação das vilas e arraias (1549); logo depois veio a mudança de capital para o Rio 1763 que nossos dirigentes aproveitaram para "esquecerem " do Nordeste que desde então padece com uma pobreza disfarçada por uma seca que nada mais é do que uma seca de má vontade política, pois, o fenômeno climático, é usado como muleta para manipular as pessoas que estão submersos em uma ignorância - não de ignorar, mas de não conhecer pois o povo em sua maioria são excluídos de uma Educação de qualidade; seguindo na história brasileira, tivemos uma luta pela Emancipação Política(1822) que foi um acordo de pai com filho, nosso império que foi tão corrupto em seu primeiro reinado que o "Filho" saiu fora(1831) e deixou um filho de 5anos, este meio tempo de mais dez anos(1832-1844) o país ficou dividido entre as províncias que se rebelaram(Sabinada, Balaiada, farroupilha, Confederação do Equador, Rusga etc.). E também tivemos ascensão do novo produto econômico( o Café) que veio substituir a cana de açúcar e ouro. O segundo reinado surgiu com a tripé : Escravidão, café e a igreja, que a partir de 1870 entrou em crise. Devido aos Movimentos Abolicionistas e Republicano, além do positivismo representado pelos militares, que irão comando o início de nossa República( conhecida com a das Espadas).
           É na República Civil(1894-1930) que iniciada com Pudente de Morais , acreditavam em uma República mais forte, capaz de combater as ameaças monarquistas( Canudos)em seguida surgiu a figura do Campos Sales e sua política dos Governadores, que foi marca pela manipulação da representação popular que vem até nossos dias. Neste governo de Campos Sales ficou marcado também pela o início de somente pagar os juros da Dívida Externa que foi um Câncer em nossa história. Neste período ocorreu ainda a Política do Café com Leite, onde Mg e SP se revessavam no poder federal, com o fim deste "pacto" vez surgir a Revolução de 30, que trouxe Vargas ao poder, este vai permanecer até 1945, neste meio tempo ele implementou, o estado novo uma ditadura facista, tudo disfarçada por uma industrialização  e um desenvolvimento do Brasil. Após esse período, o Brasil sofreu com o populismo iniciado com Vargas e terminado com o Estado de Exceção de (1964-1984), onde surgi uma Democracia muito frágil com uma Constituição nova e uma Eleição para presidente, que acabou legendo Fernando Collor que foi afastado por corrupção.
          Em 1994, é eleito um novo presidente o ex- sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que implemento um regime neoliberal com as privatizações de algumas estatais com a de Energia, Telefonia e a Vale do Rio Doce. tudo isso sem a participação do povo, bem diferente do ocorrido na Inglaterra de Tacher, desta forma a Era FHC como ficou conhecido o período que vai de 1995-2002, que foi marcado pelo total desmonte do Estado Desenvolvimentista iniciada com Vargas e melhorada com JK, o período em questão trouxe arrochos aos trabalhadores como perca reais do salários desempregos em massa, tudo isso em nome da estabilidade da Inflação.
          Por fim chegamos ao período lulista, iniciado em 2003 e terminado em 2009, marcado pela recuperação econômica do país e também pela recuperação dos salários dos trabalhadores. Lula trouxe a autoestima do povo e ficou aquele saudosismo pela figura do presidente nordestino e retirante que venceu em São Paulo. Mas o governo de Lula não foi um "Mar de Rosas" teve o Mensalão e teve muito favorecimento de empresas e muito Lobbes . Em seguida veio as Eleições de 2010 que elegeu a primeira presidenta do país, que começou bem, mas vieram as revoltas na esfera política, com a Questão do DINET, na figura de Pagô, depois veio Carlinhos Cachoeira que tentou subornar vários Senadores para conseguir liberação do licitações para a construção de estradas e os jogos de "caça níquel". O resultado foi aqueda do sen. Demóstenes( DEM-GO). Após este período o país foi tomado por uma onde de violência que se pensa em redução da Menor Idade Penal, uma vez que os menores estão abusando de seus direitos garantido pela ECA.
           Então foi diante desde passeio pela nossa história espero que tenha esclarecido que todos este somadores de eventos em que na sua maioria excluiu o povo de participar de forma direta na política acabou culminado nestas manifestações que ao me ver estão mostrando a classe política que tens que se dar um basta já nesta bandalheira e nesta corrupção que vem assolando o Brasil desde de seus primórdios com tentei mostrar aqui neste pequeno artigo. E para por fim neste artigo fica a pregunta estamos mesmo em 1968?.




Getúlio jr, Estudante de Direito do 1º semestre na UNIC  é o dono deste Blogue, e tudo que foi escrito neste artigo é de minha total responsabilidade
           


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog