Proposta de Paz

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Edição 537 - Publicado em 11/Maio/2013 - Página 25

Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável


Um dos principais resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em 2012, foi o acordo para o início de um projeto de desenvolvimento de um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse acordo será baseado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) — metas internacionais de desenvolvimento que visam melhorar as condições sociais e econômicas nos países mais pobres do mundo — que expirarão em 2015.
Os participantes concordaram que os ODS devem abordar aspectos econômicos, sociais e ambientais sobre sustentabilidade e suas interligações. Os grandes objetivos consistem na erradicação da pobreza, na sustentabilidade ambiental e no consumo e na produção sustentáveis. Também foi acordado que o projeto será aberto a todos os interessados e será coordenado em conjunto com os processos da agenda de desenvolvimento pós-2015.

“Ouvintes da Voz” e arhat


“Ouvintes da Voz”, nome dado aos discípulos do Buda Sakyamuni que ouviram sua pregação e buscaram alcançar a iluminação. Este termo também foi aplicado aos monges que ouviram o Buda pregar as quatro nobres verdades e procuraram manifestar a iluminação, erradicando os desejos mundanos. Subhuti foi um dos principais discípulos-ouvinte da voz de Sakyamuni.
Arhat, que significa “aquele digno de respeito”, refere-se a uma pessoa que atingiu o mais elevado dos quatro estágios da iluminação, que tanto os ouvintes da voz buscavam atingir. Kaundinya foi um dos ascetas que ouviram a primeira pregação de Sakyamuni e se converteu a seus ensinamentos.

Declaração de Sevilha sobre a Violência


A Declaração de Sevilha sobre a Violência é destinada a refutar a ideia de que a violência humana é determinada biologicamente. Foi elaborada por uma equipe de cientistas de várias nacionalidades reunidos em Sevilha, na Espanha, em 1986, a pedido da Comissão Espanhola da Unesco. Editada pela Unesco em 1989, desmente as visões de que os seres humanos teriam herdado de seus antepassados a tendência para a guerra; que a guerra ou qualquer outro comportamento violento seriam geneticamente programados na natureza humana; que no curso da evolução humana teria ocorrido uma seleção do comportamento agressivo sobre outros tipos de comportamento; que os seres humanos teriam um “cérebro violento”; e que a guerra seria causada por “instinto” ou qualquer motivação isolada.

Ensinamentos pré-Sutra de Lótus e ensinamentos do Sutra de Lótus


O Sutra de Lótus é considerado uma das escrituras mais importantes do Budismo. A mensagem-chave do Sutra de Lótus é que a iluminação é uma possibilidade aberta a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, posição social ou grau de escolaridade. De acordo com o mestre budista chinês Tient’ai (538–597), os ensinamentos pré-Sutra de Lótus foram expostos por Sakyamuni durante os primeiros 42 anos de sua vida de pregação, desde o momento de sua iluminação até começar a expor o Sutra de Lótus, o qual, afirma-se, que ele tenha ensinado somente nos últimos oito anos de sua vida. Tient’ai identificou os ensinamentos pré-Sutra de Lótus como provisórios ou meios para se conduzir as pessoas ao ensinamento final do Buda, o Sutra de Lótus.

Declaração de Genebra sobre os Direitos da Criança


A Declaração dos Direitos da Criança é um documento que reconheceu e afirmou a existência de direitos específicos das crianças e a responsabilidade dos adultos em relação a elas. Foi elaborada por Eglantyne Jebb (1876–1928), fundadora da ONG Save the Children, e aprovada na Convenção Internacional da União Save the Children em Genebra, em 1923. As necessidades fundamentais das crianças foram resumidas em cinco itens, que abrangem o bem-estar das crianças e seu direito ao desenvolvimento, à assistência, ao socorro e à proteção. A Liga das Nações aprovou a Declaração em 1924 e intitulou-a como Declaração de Genebra. Foi o primeiro documento internacional sobre direitos humanos a abordar especificamente os direitos das crianças. A Assembleia Geral da ONU aprovou uma versão ampliada em 1959, como sua própria Declaração Internacional dos Direitos da Criança, mas ela não possuía força jurídica vinculativa. A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1989 e entrou em vigor em 1990.

Tratado de Paz e Amizade
entre China e Japão (1978)


O Tratado de Paz e Amizade entre China e Japão foi assinado entre os dois países em 12 de agosto de 1978, mais de trinta anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. O tratado teve origem na normalização das relações diplomáticas entre Japão e China, em 1972. E prevê que ambos os países desenvolvam relações de paz e amizade perenes, resolvam todas as disputas por meios pacíficos e se abstenham do uso ou da ameaça de força. Também estipula que nenhum país busque a hegemonia na região da Ásia-Pacífico ou em qualquer outra região, e que se esforcem para desenvolver relações econômicas, culturais e intercâmbios.

Tratado do Eliseu


O Tratado do Eliseu é um acordo de amizade que estabeleceu uma base para a cooperação entre França e Alemanha, encerrando séculos de conflitos entre essas nações. Foi assinado em 22 de janeiro de 1963, pelo presidente francês Charles de Gaulle (1890–1970) e pelo chanceler alemão Konrad Adenauer (1876–1967). O tratado prevê estratégias de cooperação entre as autoridades francesas e alemãs nas áreas de relações exteriores, defesa, educação e juventude. Estabelece a realização de cúpulas regulares entre altos funcionários e define vários projetos bilaterais. A criação de um Fundo Franco-Alemão de intercâmbio entre os estudantes dos dois países é uma das conquistas mais importantes desse acordo e permitiu a realização de mais de oito milhões de intercâmbios de jovens até hoje.

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