Não há buda egoísta

Não há buda egoísta


É AGORA! A situação que você vive hoje é um prato cheio para transformar tudo em felicidade


MINHA FELICIDADE É A SUA FELICIDADE: Os membros da SGI são autênticos Bodhisattvas da Terra; não ficam parados ante à apatia do mundo e fazem a mútua revolução humana

Inspirados no Mestre


A cada vez que lemos a mensagem de ano-novo do presidente Ikeda surge uma nova esperança e percebemos outras nuanças. Compartilhamos o trecho sobre a missão dos Bodhisattvas da Terra: Não existem bodhisAttvas que evitem o mundo real repleto de pessoas sofridas e angustiadas e se contentam apenas com a busca da própria iluminação num retiro de tranquilidade.

“Também não existem bodhisattvas que fujam da realidade social maculada como um pântano lamacento e busquem a utopia em algum lugar distante.

“Bodhisattvas são aqueles que, em meio à realidade deste mundo turbulento e atormentado, atuam obstinadamente para o povo e junto ao povo para iluminar a vida de cada pessoa e extinguir a escuridão do caos e da desordem.”

Daisaku Ikeda. (Mensagem de Ano-Novo de 2013)

NÓS SOMOS!

Cada membro da SGI incorpora a função de Bodhisattva da Terra, uma entidade universal que faz seu comportamento diário expressar a totalidade do budismo.


FORÇA DE ÂNIMO


O Bodhisattva da Terra é o único com força de ânimo e resistência para vencer as perseguições. Ele é versado em propagar a Lei Mística usando seu corpo e sua mente e ninguém consegue detê-lo. Ele é totalmente apto a transformar seu carma em missão.


MISSÃO

Ele experimenta a fragrância da felicidade ao recitar o Nam-Myoho-Rengue-Kyo. Nada é mais saboroso que receber a missão mais difícil de todas (o Kossen-rufu) e ter a certeza que conseguirá cumpri-la! Por isso, o coração do Bodhisattva da Terra é uma fortaleza da coragem, um oásis de esperança e uma correnteza de compaixão.
O Sutra de Lótus descreve a missão deles:
Assim como a luz do sol e da lua
Consegue banir toda
Escuridão e melancolia,
Ao atuar no mundo, esta pessoa
Consegue dissipar
As trevas da humanidade.


AGIR NA REALIDADE

Você, membro da SGI e discípulo direto do presidente Ikeda, é um bodhisattva da Terra! Portanto, tem a missão honrosa de agir na sua realidade e banir a escuridão e a melancolia do seu coração e dos outros.


ONDE ATUAR?


Sua mente e seu corpo. Sua família, rua, bairro; trabalho, amigos, estudo. O Bodhisattva da Terra sente prazer imensurável em viver sua realidade. É nela que ele prova o poder transformador do budismo. Ele se empenha por inteiro em cada coisa; não há medo, nem desperdício: tudo é realizado com esmero e seriedade.


AÇÃO VIGOROSA


O oposto do Bodhisattva da Terra é o ser apático, insensível, corrupto e mesquinho. O egoísta usa o mundo para satisfazer os interesses da escuridão fundamental. O Bodhisattva da Terra faz dele mesmo a força vital que transforma o mundo. Portanto, não dá tempo do Bodhisattva da Terra reclamar: ele concentra todas as suas forças na sua revolução humana que pode ser definida como “um processo de íntima transformação” (Daisaku Ikeda, discurso na Academia Brasileira de Letra, 1993).


NÃO HÁ BUDA EGOÍSTA


O egoísta busca a iluminação num retiro de tranquilidade. Ele dá desculpas, foge da realidade e vive apenas para satisfazer a própria ansiedade que mais parece um poço insaciável de desejos.


JUSTO, HONESTO, SINCERO


Não deve existir membro da SGI que fique parado ou critique os amigos de batalhas. Nem líderes que se aproveitam do cargo na organização e deixam o trabalho difícil do Chakubuku para seus membros. Muito menos devem fazer intrigas nem espalhar discórdia. Discípulo Ikeda é justo, honesto e se esforça mais que todos. Sua seriedade faz brilhar seu estado de Buda. Ele cria a harmonia.

INSPIRADOR E RESPONSÁVEL


O Bodhisattva da Terra é um líder de verdade. Nao importam quantos problemas tenha, sua compostura é sempre a de um presidente da Soka Gakkai.


O presidente Ikeda afirma sobre o forte senso de responsabilidade que devemos ter: “Eu vim assumindo total responsabilidade pela Soka Gakkai desde os meus 19 anos. Mesmo quando alguém fazia algo errado, eu assumia como sendo minha responsabilidade. Não importa se é responsável de Bloco ou responsável nacional pela DMJ, deve ter a postura de assumir a responsabilidade por toda a organização”.
Portanto, o Bodhisattva da Terra é um Buda!
Quando devo começar minha luta?


Agora. Não há lógica em esperar a situação melhorar para iniciar a batalha da revolução humana. Porque revolução humana é você encarar, um a um, seus desafios reais e transformá-los enquanto inspira os outros a fazer o mesmo:


“Agora é o momento de uma nova partida. Estamos diante de um novo desafio. O espírito da Soka Gakkai é levantar-se só, junto com o mestre - ‘tudo começa comigo e tudo começa a partir de agora’.” Daisaku Ikeda. (TC, dez. 2012, p. 61.)
A dramática transformação do destino


“A propriedade característica do Bodhisattva da terra é seu juramento Seigan, que consiste no Chakubuku, a ampla propagação da Lei Mística. Por isso, é fundamental a oração aliada ao juramento pelo Kossen-rufu, determinado e disposto sinceramente a tornar todas as pessoas ao redor felizes. Sendo mais rigoroso, um Daimoku sem acalentar o grande desejo da ampla propagação não é Daimoku de um Bodhisattva da Terra.
“No juramento Seigan pulsa fortemente a vida do Buda que combate e vence as maldades. Shin-iti queria que todos superassem seus problemas — fossem eles de doença, financeiros ou de qualquer natureza, — e se tornassem realmente felizes. A chave para conquistar isso é orar imbuído do juramento Seigan pelo Kossen-rufu.


“Cada um possui as mais variadas questões, angústias e preocupações. Para solucioná-las, torna-se essencial a determinação de que tudo é pelo Kossen-rufu. Se estiver sendo atormentado pela doença, jure sinceramente a si mesmo: ‘Por meio da cura dessa doença, vou comprovar sem falta que este budismo é verdadeiro. Por favor, conceda-me uma grandiosa energia vital para eu atuar com total liberdade e energia em prol do Kossen-rufu!’ Esse espírito e esse juramento se transformam na grande força para a superação de tudo. Recitar Daimoku naturalmente traz benefícios. Contudo, quando o desejo de ‘curar a doença’ se sintoniza perfeitamente com um profundo senso de missão, as rodas da transformação fundamental da própria vida, da revolução interior e da mudança do destino começam a girar fortemente. Acontece aí a revolução do seu estado de vida e você faz a dramática transformação do seu destino” Daisaku Ikeda (BS, ed. 2.071, 12 fev. 2011, p. A2).


Edição 2166 - Publicado em 02/Fevereiro/2013 - Página A4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog