Fortaleça-se em meio à luta



Fortaleça-se em meio à luta

 





HÉROI. O líder da SGI, Dr. Daisaku 
Ikeda, recebe o título de doutor honorário em Ciências Humanas da Universidade de Manila de Filipinas, instituição que carrega o legado de José Rizal, figura da independência das Filipinas (Hatioji, outubro de 2008)

ETERNO MESTRE. O presidente Toda sempre prezou e amou os jovens acima de tudo. Na foto, o líder e o jovem Daisaku Ikeda na entrega de medalhas no Festival Esportivo da Divisão dos Jovens (abril de 1954) 




Transmitir esperança aos amigos. Membros da comunidade Vladivostok da SGI-Rússia se engajam no movimento do Kossen-rufu com base na união harmoniosa de Itai Doshin. (julho de 2012)




RENASCENÇA. Estátua de Leonardo da Vinci no saguão da Universidade Soka em Hatioji, Japão


“Viver significa estar no meio do povo, e estar no meio do povo significa lutar” — são palavras de José Rizal, nacionalista filipino, as quais expressam seu espírito. A vida é uma batalha, tanto a natureza quanto a sociedade estão em constante batalha de alguma forma. A vida dá grandes saltos porque está em constante batalha, e por isso emite luz.

Com muita honra, fui homenageado pela Associação Rizal — organização que herda o espírito desse herói filipino — com o prêmio Coração de Ouro. Eu o recebi com muito orgulho junto com os companheiros da SGI-Filipinas. Coração de Ouro — espírito de ouro puro indestrutível. O Buda Nitiren Daishonin afirma: “O ouro, quando exposto às chamas, atinge seu ponto de pureza” (GZ, p. 1083). Quanto mais passamos por provações na vida, mais o coração se fortalece e brilha. Esse é o nosso “coração de ouro”.

Avancemos na sintonia da
luta conjunta de mestre e discípulo


Juntos, em unicidade
De mestre e discípulo
Concretizaremos
O Juramento Seigan.


No Registro dos Ensinos Orais, Nitiren Daishonin ressalta: “O grande juramento é a propagação do Sutra de Lótus” (GZ, p.736). No auspicioso 3 de maio de 1951, sua posse como segundo presidente da Soka Gakkai, meu venerado mestre, Jossei Toda, bradou: “Concretizarei 750 mil Chakubuku!”.

Para muitos, essas palavras talvez tenham soado como contos de fada. Mas eu abracei o juramento do mestre como o meu próprio e parti para concretizá-lo.

No início do ano seguinte, ele me disse com toda a seriedade: “Daisaku, peço que você tome a frente da campanha”. Foram as palavras do mestre diante do resultado insatisfatório de Chakubuku. “Sensei, pode contar comigo. Reverterei a atual situação, o senhor pode ficar tranquilo e apenas me observe”, respondi.
Na sintonia da luta conjunta de mestre e discípulo iniciou-se a histórica campanha de Chakubuku do Distrito Kamata, alcançando surpreendentes 201 conversões em um mês. Esse resultado tornou-se o ponto de partida e, a partir daí, as regiões de Tóquio, Hokkaido, Kansai e Tyugoku seguiram criando imensas ondas de propagação em todo o Japão. Este avanço deixou o presidente Toda particularmente muito feliz; e ver a alegria do mestre é a maior satisfação e honra do discípulo. O resultado tão almejado, o juramento Seigan do mestre, ou seja, o grandioso marco dourado de 750 mil conversões foi erguida finalmente de forma imponente em dezembro de 1957. Passaram-se 55 anos desde essa data. Agora, vejo meus amigos e companheiros empenharem-se mesmo neste período atarefado de fim de ano com o coração ardente de juramento Seigan pelo Kossen-rufu “junto com o mestre”. Nada é tão gratificante quanto observar essa dedicação.

O principal palco de luta para a Pacificação da Terra por meio do Estabelecimento do Ensino Correto de Nitiren Daishonin foi Suruga, atual província de Kanagawa; e, na tese de mesmo nome, ele escreveu: “Declaro tudo isso unicamente em prol da nação, da Lei e de todas as pessoas, e não para o meu próprio bem” (END, v. 1, p. 33).

Daishonin meditava constantemente em como assegurar a paz e a tranquilidade na Terra, a prosperidade do ensinamento correto e em lutar pela justiça e pela felicidade do povo. A organização de mestre e discípulos da família Soka mantém inalterável essa mesma determinação e atuam ligados diretamente ao coração do buda. Por isso, todos são fortes e invencíveis.

Por mais que alguém ostente poder e fama, se for ganancioso será desmascarado pelas pessoas sábias do povo e não escapará de um rigoroso julgamento. Ao contrário, desprezamos as condutas movidas pela vaidade ou busca de fama e poder e vivemos sempre junto do povo, seguindo o mais supremo caminho do humanismo, a mais nobre e correta estrada da vida.

Por que o desafio é importante?


Para o discípulo que concretizou a conversão de 750 mil famílias, o mestre lançou imediatamente uma nova meta: três milhões de conversões.

Por que continuamos a desafiar a concretização do Kossen-rufu e do Rissho Ankoku sem poupar a nossa vida em meio à dura realidade? Certa vez, o presidente Toda falou sobre o significado disso aos companheiros de Hokkaido.

Em primeiro lugar, enquanto contribuir para o bem da localidade e da sociedade, pode-se expandir para muitas pessoas a relação com o budismo e ampliar os benefícios tanto para si como para os outros. Em segundo lugar, por meio das batalhas pode-se fortalecer a organização como um todo e criar uma sólida união de Itai Doshin. Em terceiro lugar, em meio à busca do objetivo, cada um pode registar uma nobre história a qual pode relatar ao Gohonzon sem arrependimentos e experimentar a suprema alegria da vitória.

O desejo do meu mestre era que comprovássemos o valor da prática conquistando benefícios, harmonia e felicidade na vida por meio da forte união, da sabedoria e da alegria.
A concretização de três milhões de Chakubuku tornou-se o testamento do mestre; e com a dedicação do discípulo em gratidão a ele e também com a ousadia dos jovens em romper limites, esse objetivo foi alcançado em apenas cinco anos, em novembro de 1962, há 50 anos.

Passado meio século, a Soka Gakkai venceu todos os grandes obstáculos superando os Três Poderosos Inimigos, e agora se tornou o Grande Castelo da Vitória do Povo. Os jovens herdeiros emergiram da terra e vivemos a era da perspectiva da concretização do Kossen-rufu mundial. Nitiren Daishonin e o presidente Toda estão felizes ao ouvirem esta maravilhosa notícia.

Há o seguinte trecho numa escritura de Nitiren Daishonin: “Entre as sessenta e seis províncias e as duas ilhas, não há lugar algum onde este ensinamento não tenha alcançado; em cada província, distrito, cidade, vila e aldeia” (END v. 5, p. 116). É a prova de que, com seu magnânimo coração, observava a vida do povo em cada localidade por menos ou mais distantes que fosse.

Também existe o seguinte trecho: “O Japão é conhecido por dez diferentes nomes, tais como Fuso, Yamato, Mizuho e Akitsushima. Além disso, pode ser descrito como um país com 66 províncias e duas ilhas medindo aproximadamente três mil ri de comprimento e vários de largura, de cem a quinhentos ri. É dividido em cinco regiões (Yamashiro, Yamato, Kawati, Izumi e Settsu) em torno da capital, sete cursos (Tokai, Higashiyama, Hokuriku, San-in, San-yo, Nan-kai e Seikai), e tem 586 distritos e 3.729 vilas” (WND, v. 1, p. 1015).

Nessa mesma escritura, Nitiren registra a população da época. “A população masculina é de 1.994.828, e a feminina, 2.994.830, totalizando 4.989.658” (WND, v. 1, p. 1015). Há escrituras que apresentam números diferentes, contudo, vemos que Daishonin considerava a população do Japão em torno de 5 milhões de pessoas. Emociono-me ao saber que Daishonin possuía o conhecimento da população japonesa detalhado e entendo isso como seu profundo e intenso sentimento de se preocupar com todas as pessoas.

Acredito que isso expressa seu profundo compromisso de levar a paz e a prosperidade a todos os locais por menor que fossem, e fazer com que todos, sem exceção, se tornassem felizes.

A dedicação dos membros do Departamento de Estatística da Soka Gakkai que se esforçam sem ser vistos por ninguém está ligada diretamente a esse espírito de Daishonin. Neste sentido, por mais que o Kossen-rufu se expanda amplamente, o mais importante será sempre as pessoas comuns que vivem intensamente em suas respectivas localidades e “cada pessoa”. Todas as regiões — Hokkaido, Tohoku, Kanto, Tóquio, Tokaido, Shin’etsu, Hokuriku, Tyubu, Kansai, Tyugoku, Shikoku, Kyushu, Okinawa — são palcos essenciais de dedicação pelo Kossen-rufu.

Vamos nos empenhar em prezar cada pessoa, e juntos dialogarmos e nos incentivarmos mutuamente desejando o desenvolvimento da nossa localidade e da sociedade conforme o desejo de Nitiren Daishonin.

O esforço supera quaisquer dificuldades


Minha esposa e eu recentemente soubemos da luta de um casal que se refugiou para Ibaraki vindo de Fukushima, em decorrências dos danos causados à usina nuclear pelo terremoto seguido de tsunami [ocorrido em março de 2011]. O futuro é incerto. Porém, o casal participa do movimento em prol da comunidade arrancando capim ou recolhendo lixo da rua, escondendo a insegurança atrás do sorriso. Não é fácil fazer amizade e conquistar a confiança das pessoas quando se é refugiado. Contudo, o casal continua a se empenhar para fazer amizade com os vizinhos e avança junto com os companheiros dessa localidade.
Veja esse valente companheiro! Veja essa maravilhosa família! Veja o potencial inerente nos valentes jovens de Tohoku que não se curvam diante de catástrofes!

O casal diz: “Mostrar o potencial para enfrentar uma grande catástrofe — essa é a nossa missão!”. Como gostaria de louvá-los apertando fortemente suas mãos por capinarem o mato e sujas de terra! O coração dos companheiros de todo o Japão e do mundo que se dedicam nessa luta estão sempre unidos. Enquanto existir esse laço de humanismo, jamais seremos derrotados.

O gigante Leonardo da Vinci, o polivalente da Renascença, bradou: “Desconheço o que é a dificuldade. Diante do esforço, não há dificuldade”. Meus estimados porta-estandartes da Renascença Soka! Não temam a nenhuma dificuldade. Vamos nos empenhar corajosa e ininterruptamente, pois somos portadores da estratégia do Sutra de Lótus, a mais poderosa e invencível de todas.

Nitiren Daishonin declara: “Nitiren e seus seguidores são poucos em número, mas por agirem em união harmoniosa (Itai Doshin) realizarão sua grande missão de propagar o Sutra de Lótus.

Muitos fogos enfurecidos são debelados por uma única chuva e muitas forças más são vencidas por uma única grande verdade” (END, v. 1, p. 410). Vamos lutar com o “coração de ouro” da coragem e da união assim como afirma Nitiren Daishonin. E juntos vamos vencer e edificar o Castelo de Mestre e Discípulo da Justiça. Resplandecentes


Companheiros Soka da união,
Deixem gravado
Pelas três existências
A história de vitórias.


Edição 2166 - Publicado em 02/Fevereiro/2013 - Página B2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog