FONTE Estado de Buda
Sutra de Lótus - Ensino Essencial |
Um
grande número de sutras budistas tem chegado ao nosso conhecimento,
tanto que de fato eles são conhecidos como oitenta mil ou oitenta e
quatro mil ensinos. Gostaríamos de saber como uma coleção tão vasta pôde
ser compilada e se de fato ela era realmente necessária. As Escrituras
de Nitiren Daishonin (1222-1282), contudo, revelam a chave deste enigma.
Os
sutras explicam a essência de uma simples vida humana a qual faz parte
da vida cósmica. Em conjunto eles revelam uma filosofia completa de
vida. O Budismo visa iluminar cada detalhe da vida de todas as coisas do
universo - vidas que continuam do passado infinito ao futuro eterno.
Antes
de revelar o profundo significado de sua iluminação, Sakyamuni teve que
preparar os seus discípulos. As verdades da vida eram difíceis demais
para serem compreendidas pelas pessoas comuns, pois elas eram
intelectualmente deficientes.
Além
disso, as pessoas desta época, estavam imersas na busca de desejos
imediatos e acreditavam que os mesmos representavam a verdadeira
felicidade que elas aspiravam. Por essa razão tornava-se imperioso que
Sakyamuni as levasse a encarar as duras realidades da vida deste mundo.
Primeiramente ele ensinou a futilidade de uma vida repleta de
sofrimentos que termina com a morte e a repetição contínua desse mesmo
ciclo.
A conclusão lógica desse
ensino primitivo, que se tornou a base do Budismo Hinayana, estabeleceu
que o único meio de escapar dos sofrimentos era extinguir sua fonte - o
desejo. Isto implicava na extinção do corpo do indivíduo, por foi
considerado que era a origem de todos os desejos. Assim, foi ensinado
que todos deveriam procurar a extinção total dos desejos. Esse ensino
era uma introdução rudimentar do profundo conceito de void ou kuu.Assim que seus discípulos começaram a compreender os seus ensinos.
Sakyamuni
fez cessar a busca do void. Contou-lhes a respeito das maravilhas da
terra do Buda e ensinou-lhes que existia um reino longe deste mundo
transitório e mundano. Essa terra eterna e feliz que ele acabara de
descrever poderia estar na parte leste ou oeste do universo e seus
discípulos desejaram renascer em tal paraíso celeste. Estes ensinos
passaram a ser chamados doutrina provisória do Budismo Mahayana.
Quando
Sakyamuni revelou o que mais tarde seria conhecido como Sutra de Lótus,
houve uma mudança radical. Ele incentivou os seus discípulos a
examinarem suas próprias vidas ao invés de ficarem desejando por um
outro mundo. Os primeiros quarenta e dois anos de ensino de Sakyamuni
pode ser considerado como uma doutrina preparatória, os meios que
conduziriam todos para a Lei Única, que fora revelada nos oito últimos
anos de ensino do Sutra de Lótus.O Sutra de Lótus integra
todas as verdades parciais em um todo perfeito e representa a essência e
o conjunto do sistema da Filosofia Budista.
Explica
a vida tanto como um todo e também nos seus mínimos detalhes. Devido a
essa combinação de amplitude e detalhes, o Sutra de Lótus elucida com
êxito a energia fundamental da vida - a energia vital que nutre a
sabedoria inata em todas as vidas humanas e dá expressão à força da
benevolência que emana no seu íntimo. O Sutra de Lótus explica o
potencial infinito da vida através de parábolas e descrições de
acontecimentos surpreendentes. Sakyamuni achou melhor descrever a
iluminação que ele atingira e ensinou-a através de descrições da
Cerimônia do Sutra de Lótus. Por essas razões o Sutra de Lótus é
denominado como o auge, o ápice dos seus ensinos.
Portanto,
de acordo com o buda Nitiren Daishonin, dentre todos os 28 capítulos do
Sutra de Lótus, o capítulo Hoben (meios) e Juryo (Revelação da Vida
Eterna do Buda) são mais importantes:
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