Fazer brotar a esperança e a alegria na vida de todos

Neste mês comemorativo dos 88 anos de fundação da Soka Gakkai, é com imensa alegria que celebramos também os cinco anos de inauguração do significativo Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu Mundial. Esse local, além de receber a visita de milhões de associados do mundo inteiro, simboliza seu compromisso eterno de luta conjunta de mestre e discípulo, determinados a propagar o Budismo Nichiren pela felicidade de toda a humanidade.
Por praticarmos o Budismo Nichiren junto com os amigos da Soka Gakkai, temos a oportunidade de manifestar a fé, a coragem e a sabedoria para conduzir uma nobre existência com dignidade desfrutando a verdadeira felicidade. Mas, em nossa sociedade, às vezes encontramos pessoas sem esperança e algumas totalmente pessimistas em relação ao futuro. Nossa missão como bodisatvas da terra é exatamente demonstrar esse caminho a todas as pessoas.
Ikeda sensei sempre incentivou o desenvolvimento dos jovens, enaltecendo-os como protagonistas na construção de uma nova história. Relembrando o histórico dia 16 de março de 1958, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, realizou uma cerimônia na qual confiou o empreendimento do kosen-rufu aos jovens e seus sucessores. E hoje, após sessenta anos, podemos observar os jovens da Soka Gakkai espalhados em 192 países e territórios propagando o Nam-myoho-renge-kyo para a transformação de sua respectiva comunidade mesmo diante de inúmeras adversidades. Numa série de explanações dos escritos de Nichiren Daishonin, nosso mestre, presidente Ikeda, incentivou:
O primeiro requisito de um sucessor no budismo do povo de Daishonin é herdar o espírito de propagação. Isso vincula pontos como firmar o juramento de lutar contra a escuridão ou ignorância fundamental, a causa essencial da infelicidade e do sofrimento na vida das pessoas. (...) A essência do espírito de ensinar aos outros sobre o budismo é o desejo compassivo de ajudar as pessoas a se tornarem felizes. Todos os nossos esforços para esse fim emanam da coragem de libertar a pessoa que está bem diante de nós dos grilhões do próprio carma negativo. O mais importante é orar resolutamente para ser capaz de compartilhar o Nam-myoho-renge-kyo com aqueles que estão enfrentando problemas ou sofrendo e, então, falar sobre o Budismo de Daishonin com sinceridade e convicção com as pessoas de seu ambiente. (BS, ed. 2.441, 21 out. 2018, p. B3)
Luta contra a escuridão fundamental
Exatamente o momento que estamos enfrentando é a oportunidade para propagar a Lei Mística, desafiar nossa própria revolução humana e fortalecer nossa crença no potencial positivo dos seres humanos. Conforme Ikeda sensei incentiva, mesmo que a pessoa com quem estamos dialogando sobre o budismo não comece a praticar imediatamente, o benefício de ensinar a Lei Mística nos Últimos Dias da Lei é imenso. O Mestre afirma:
O segundo requisito para um sucessor do kosen-rufu é ser uma pessoa corajosa, capaz de proteger resolutamente a Soka Gakkai, organização que herdou o legado de fé do Budismo Nichiren. (...) O caminho dos sucessores para a herança da fé consiste em dar continuidade e difundir os ideais do humanismo Soka. Após a imortal cerimônia de 16 de Março, o presidente Josei Toda afirmou: “Prossigam avançando sem cessar. Jamais relaxem na luta contra a injustiça. Asseguremos a continuidade da Soka Gakkai por incontáveis milênios! (Ibidem, p. B2-B4)
A gloriosa luta dos Três Mestres da Soka Gakkai, dedicando a vida ao cumprimento da missão do kosen-rufu, nos permitiu chegar aos dias atuais, e a continuidade dessa grandiosa jornada agora está em nossas mãos.

“Com os jovens do juramento seigan na vanguarda, construa um modelo de expansão da propagação do budismo!” Conforme direcionamento de Ikeda sensei a cada um de nós, membros da BSGI, vamos abraçar esse grandioso juramento de salvar todas as pessoas com o espírito invencível e verdadeiramente unidos pela construção de um novo capítulo de vitórias em nossa vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog