A revolução do desejo

A revolução do desejo

Quando o desejo acaba, termina a alegria

Você pode imaginar que harmonia familiar, sucesso profissional e riqueza o fazem mais feliz. Não é verdade. Preste atenção a estes exemplos.
Uma mulher queria muito ter a casa própria. Durante anos, este sonho era a sua felicidade. Ela conquistou esse objetivo. Mas, depois de algum tempo, percebeu que sua satisfação e seu entusiasmo diminuíram. Frustada, queixa-se do IPTU, da vizinhança. E ainda reclama do tamanho da casa: poderia ser menor, para facilitar a limpeza, ou maior, assim caberia toda a família.
Um estudante desejou ardentemente concluir o curso superior. Já imaginava a cerimônia de colação de grau. Com o diploma em mãos, explode de felicidade. Passados poucos dias, a satisfação é substituída pela preocupação de arrumar um emprego. Devido às expectativas, conseguir um trabalho ou não acaba com seu entusiasmo. E a alegria que surgiu na formatura não existe mais.
Portanto, quando o desejo acaba, termina a alegria.
Sem a revolução humana, por mais que alguém acumule conquistas, seja na saúde, no amor ou no plano financeiro, continua o mesmo.
É importante ressaltar que não há nada de errado nos objetivos materiais ou espirituais. O Budismo não é dualista e revela que os desejos mundanos conduzem à iluminação.

Desejo duradouro, felicidade duradoura

De acordo com a filosofia budista, o que sustenta a iluminação é um desejo ardente por algo que seja eterno e profundo, que é o Daigan — supremo desejo de lutar para que todas as pessoas sejam felizes.
O desejo pelo bem-estar do outro não é exclusivo de uma religião ou filosofia, é universal e essencialmente humano. Por exemplo, ao ver um amigo sofrendo, é da natureza humana ajudá-lo.
A revolução humana ocorre quando uma pessoa visualiza além de seu mundo rotineiro. Ela se esforça para realizar algo grandioso.
A mulher, que antes só se preocupava consigo e com sua família, decide vencer suas limitações. Estende a mão àqueles que passam por problemas, age sinceramente preocupada em ajudá-los a encontrar a felicidade na vida. Esta é a sua revolução humana.
O estudante acredita que o diploma é o mais importante em sua vida. De repente, percebe que tem amigos com dificuldades. Em meio a seus afazeres, resolve encorajá-los. Ele também realiza a sua revolução humana.
Com os exemplos acima, conclui-se que é impossível viver isolado. A interação com os outros fez a mulher e o estudante crescerem como ser humano.
Quando essa benevolência se amplia — do individual para o familiar, e para a vizinhança, o país e o mundo — concretiza-se a paz mundial. O Budismo a denomina Kossen-rufu. Não é a paz definida por ausência de guerras, e sim a paz solidária, construída pela felicidade de todas as pessoas.

A relação entre Kossen-rufu e revolução humana

A determinação de concretizar o Kossen-rufu impulsiona a própria revolução humana. A revolução humana é como a rotação da Terra em torno do seu eixo, ao passo que o Kossen-rufu é como o movimento do nosso planeta ao redor do Sol. Dedicar-se somente à felicidade dos outros é hipocrisia. Empenhar-se apenas para a sua felicidade é egoísmo. Assim como a rotação e a translação da Terra, a revolução humana e o Kossen-rufu são inseparáveis.

Kossen-rufu o desejo eterno

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirma: “O Kossen-rufu não é algo que se extinguirá em determinado momento. Não significa que um dia nos sentaremos tranquilamente para dizer: ‘Bem, o Kossen-rufu está terminado’. Isso atrairia a nossa morte espiritual e perderíamos toda a motivação para realizar a revolução humana.
“O Kossen-rufu é eterno. Embora possamos descrevê-lo por meio de certas condições, na verdade, ele não tem forma, é um processo constante.
“A revolução humana também não é algo específico, é uma ação contínua que conduz a uma mudança positiva no nosso íntimo. Na prática, significa trilhar um caminho de crescimento e vencer quaisquer circunstâncias. A vitória sobre as dificuldades é o que marca o avanço da revolução humana.
“Uma pessoa esteve gravemente doen­te e se recupera. Alguém intratável se torna benevolente com os outros. Os filhos que desrespeitam os pais passam a amar e respeitá-los. Todos são exemplos de uma grandiosa revolução humana.
“A revolução humana é viver o Kossen-rufu no microcosmo de seu mundo interior. Quando várias pessoas fazem a revolução humana, o Kossen-rufu se propaga na sociedade. Ele avança na mesma proporção em que você realiza a sua revolução humana.
“Em resumo, sua revolução humana ocorre na ação para vencer desafios, ao deixar de lado seus interesses egoísticos e dedicar-se ao Kossen-rufu”.

A diferença entre revolução humana e evolução natural

O presidente Ikeda responde: “Revolução significa ‘dar uma reviravolta’, uma repentina e profunda mudança”.
A transformação gradativa ao longo dos anos, à medida que amadurecemos, faz parte da evolução natural da vida.
Porém, a revolução humana só acontece quando ultrapassamos o ritmo normal de crescimento e embarcamos numa rápida mudança para melhor.
O processo da revolução humana é um aprimoramento firme e acentuado, que nos desenvolve eternamente. Jamais chegaremos a um limite, a um beco sem saída. A fé é a fonte de energia, para a contínua revolução humana.

Mudança imediata e duradoura

A revolução humana é a mudança imediata, uma transformação radical. Não está na simples melhora das condições atuais. Ela é o retorno ao ponto primordial da vida, que provoca uma transformação interior, alterando a realidade exterior.
Certa ocasião, o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, orientou: “Há um provérbio que diz: ‘Mesmo a poeira quando acumulada pode formar uma montanha’. Na realidade, não existem montanhas que se originam do lento acúmulo de poeira... As verdadeiras montanhas são constituídas pelas alterações súbitas e drásticas na crosta terrestre”.
A felicidade absoluta é como a montanha, inabalável. Ela não é formada pelo lento acúmulo de boas ações sem a transformação interior. A revolução humana é rápida, não leva uma vida inteira para se concretizar.
As montanhas são consequência das transformações nas profundezas da terra. Da mesma maneira, a felicidade é absoluta quando é fruto da revolução humana — uma mudança súbita e drástica no interior da sua vida.

Para entender melhor

O avião usa toda a sua potência e velocidade para decolar. Uma vez no céu, segue um curso seguro e tranquilo em direção ao destino.
Neste contexto, revolução humana é a decolagem do avião — rápida, repentina e dramática. A evolução natural da vida é quando o avião está no céu, ela depende da revolução humana para acontecer.
Para que a felicidade absoluta seja seu estado básico, ou seu curso natural, é preciso ter um estado de vida com potência e velocidade suficientes para dar um impulso em sua vida. Esse estímulo o colocará no céu da felicidade, sabedoria e energia vital.
Assim como viagem áerea é mais rápida que a realizada por terra, você conquistará seus objetivos mais rapidamente e sem sofrimento, se sua condição básica de vida for o estado de Buda.
A iluminação é o poder inerente na sua vida que torna possível a transformação interior. Ele é a força necessária para que você dê uma guinada e mude o curso da sua vida para melhor.

Quando você muda, o mundo muda

A transformação do mundo para melhor começa com a sua revolução humana. Sua decisão inspira uma pessoa a determinar e agir. Esta, por sua vez, motiva outra pessoa a fazer o mesmo a uma terceira e assim sucessivamente. Cada peça vai compondo um grande quebra-cabeça. E tudo começa com você.
Embora pareça uma jornada longa e distante, este é o caminho direto e seguro para a construção da paz duradoura e de um mundo melhor.
“O mundo jamais vai melhorar enquanto as pessoas — que são a força propulsora e o ímpeto de todos os empreendimentos — forem egoístas e insensíveis. Nesse sentido, a revolução humana é a mais fundamental de todas as revoluções, e também a mais necessária para toda a humanidade”, defende o presidente Ikeda.
Em outras palavras, revolução humana é o ponto primordial de tudo, pois você é a base da mudança que deseja no mundo. A mudança da sua vida individual transforma o lar, a comunidade, a sociedade, o curso da história e o próprio mundo.

Como surgiu o conceito da revolução humana?

“Seja como for, a grandiosa revolução humana de uma única pessoa impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade.”
Dr. Daisaku Ikeda
Enquanto estava na prisão por se opor ao militarismo japonês, durante a Segunda Guerra Mundial, o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, iluminou-se para a percepção de que Buda é a própria vida — a energia vital inerente no Universo.
O Budismo afirma que todo ser humano é dotado desse impulso vital iluminado. E oferece meios para todos, exatamente da forma como são, manifestarem o estado de Buda. A iluminação é possível. Não num futuro distante. Agora!
O presidente Toda resgatou este objetivo original da prática budista e o chamou de revolução humana.
O novo conceito revolução humana esclareceu o significado de “atingir o estado de Buda” como a transformação da própria vida no presente.
“A revolução humana é o processo pelo qual fazemos nossa condição de vida brilhar agora e com máximo esplendor. Cada um de nós, à nossa própria maneira”, afirma o presidente Ikeda.
O Budismo defende a dignidade da vida e revela a grandeza cósmica do ser humano. Não é uma religião de cerimônias, de práticas religiosas afastadas da realidade social. Também não se limita a oferecer explicações teóricas. Vai muito além. Estimula e dá meios concretos para cada pessoa, da forma como é, transformar a própria vida neste momento. O Budismo é a “religião da revolução humana”.
O Kossen-rufu tem como eixo principal a revolução humana e seu objetivo é estabelecer uma sociedade em que todos os sistemas criados pelo homem — ciências, medicina, direitos legais etc. —, contribuam para a felicidade das pessoas.
O Chakubuku é a transformação da vida, o caminho mais seguro de realizar a revolução humana.
Ao encontrar uma pessoa em grande desespero, se incentivá-la sinceramente a não ser derrotada e a seguir avante, despertará nela esperança e coragem para se reerguer com energia e vigor. Esse ato dará a você forças para transformar as suas dificuldades. Assim, ambos conquistarão a vitória. Este humanismo é real, é vivo.

CONCLUSÃO

Os seres humanos são capazes de mudar o curso de sua vida, em vez de meramente seguir seu fluxo. Revolução humana não é virar um super-homem. É tornar-se o melhor ser humano.
Por mais fama, poder, títulos acadêmicos, conhecimento ou fortuna que você tenha, se faltar a riqueza de espírito, sua vida será limitada e vazia.
“A SGI não propõe uma filosofia abstrata, mas uma completa e verdadeira revolução humana — na qual as pessoas­ transformam as atitudes e o modo de pensar, inspiradas no supremo bem. Essa revolução ocorre quando a nossa vida está no estado de Buda”, conclui o presidente Ikeda.
Revolução humana é iluminação. Significa manifestar o estado de Buda da forma como você é, agora. Esta é a chave da sua mudança e da transformação do mundo.

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