Chegue ao seu destino

Terceira Civilização, Edição 572, 16/04/2016, pág. 66 / Crônica
Gosto do budismo por ser pragmático, ou seja, rea­lista e prático, como um farol a me guiar nas descobertas da vida a cada rumo tomado.
Um dos princípios budistas que mais me fascina é o da simultaneidade da lei de causa e efeito (renge). Sua simbologia é a flor de lótus, única, pois quando floresce gera ao mesmo tempo a sua semente, tudo isso em um ambiente inóspito e lamacento. Essa simbologia budista retrata a forma como a Lei Mística age na vida daqueles que vivem em sua sintonia, por meio da transformação e simultaneidade.
Assim como nossa vida e nossos caminhos estão sempre em constante e rápido movimento, também está a tecnologia. Seu avanço nos permite obter inovações que facilitam bastante nosso dia a dia. Uma das criações de que mais gosto é um aplicativo chamado Waze — um tipo de GPS interativo. A principal vantagem é a rapidez. Ele traça a rota mais curta, de menor tempo, com menos trânsito, e inclusive calcula a duração do trajeto e o horário em que se chegará ao destino. Tudo em tempo real. Caso aconteça algum acidente no meio do caminho, ele refaz o percurso inicial com a mesma rapidez e segurança. E assim como o renge, a sua simultaneidade me encanta.
Analogamente, a vida em sintonia com a Lei possui o mesmo ritmo fundamental. No instante em que você determina viver pelo grande ideal do kosen-rufu, que é a construção de um mundo melhor por meio da sua felicidade e da felicidade dos outros, o trajeto e o tempo ideal para que este objetivo se concretize são, simultaneamente, projetados.
É tão necessário que assumamos o comando do nosso destino, tornemo-nos os wazes de nossa comunidade, nos Últimos Dias da Lei — era de Mappo —, em que os “três venenos” (fome, ira e estupidez) corrompem a mente das pessoas e as tornam causadoras da própria infelicidade.
Ao recitar daimoku, sua vida se sintoniza com a energia positiva e ilimitada do universo e, com esse estado pleno, passa a ser regida pela sua determinação. Isto acontece “neste exato momento”. É a partir do destino escolhido que surge a melhor rota para um grandioso e feliz futuro.
Cabe a você ser “o senhor de sua mente” e, por meio da prática budista, ter sabedoria, dedicação, empenho e coragem para seguir em frente e perseverar até que a primavera de vitórias floresça em seu coração. Assim como a flor de lótus nos mostra, a primavera já existe. Então, corra, lute, avance, com a certeza de que a vitória está ali, logo ali.
Pronto, você chegou ao seu destino!
Ricardo Shin-iti Miyamoto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog